[Mac-BR] Vantagens do ADSL.

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Dezembro 14 08:48:06 PST 2008

On Dec 14, 2008, at 12:55 AM, Mario Oliveira wrote:

> Oi Mario Jorge,
>
> Vez por outra  tenho lido vc elogiar a conexão de banda larga  ADSL.
> Quais são exatamente as vantagens desse tipo de conexão em relação
> aos outros, em sua opinião?
>
> Abçs
>
> Mario

Mario,

Ainda que não seja assunto da lista, respondo, pois conexao `a
Internet e sua compatibilidade com o Mac e' uma das angustias de um
dono de Mac.

ADSL (asyncornous digital subscriber line - linha digital assincrona
de assinante) e' uma tecnologia que usa o par metalico da sua linha
telefonica para transportar dados em paralelo com sua conexao de voz.
E" o que as teles oferecem: Speedy, Velox, etc. O principal pro: as
teles tem seus proprios backbones - conexoes com a Internet de patamar
mais alto. Sao vendedoras de conectividade, nao compradoras. E a
conexao ADSL e' : voce>central telefonica>backbone (= "internet"). A
conexao entre voce e a central nao e' compartilhada, e de la voce ja
esta "na rua".

Cable modem, o produto alternativo, usa uma tecnologia que se
assemelha `a rede ethernet, mas apenas usando a instalacao de TV a
cabo. Aqui comeca a diferenca: enquanto em um edificio de 48
apartamentos ha 48 (ou mais) ligacoes individuais de telefonia,
unicas, com a central mais proxima, a rede de TV a cabo esta toda
interligada. Ha apenas uma entrada e esta entrada se distribui pelo
predio, como se faz com uma rede ethernet. Por isso o rigor das
empresas de cabo quanto ao cabo e instalacoes dentro de cada casa.
Enquanto um curto na instalacao telefonica do seu apartamento afeta
apenas sua linha (e conexao com a Internet), um curto na sua
instalacao de cabo afeta todo o predio, ou vizinhanca, dependendo de
como for feita a instalacao. Do seu "no'", ha uma conexao com uma
"central", e de la, uma conexao com a Internet, atraves de outro
fornecedor. Por exemplo, no caso da Virtua, o mais conhecido, com a
Embratel. Donde, a Virtua revende a conectividade que ela compra.

Experimentalmente o que se ve e', ao menos no Rio: Velox (ADSL) versus
Virtua (cable modem). A velocidade nominal do Velox e' muito proxima
da velocidade vendida (ao menos ate os meus 4 mega) enquanto a
velocidade nominal do Virtua e' inferior ou bastante inferior `a
velocidade nominal. Notem que a velocidade contratada e' garantida -
ninguem le - em torno de 10% (4 mega tem garantia de 400k, entao). Um
link "industrial" de 2 mega, bi-direcional (tanto ADSL como cable
modem sao assimentricos, com banda de download maior que a de upload)
com 100% de garantia de banda custa na casa de poucos milhares de reais.

abraco,