[Mac-BR] Software para animacao 2D

Adriane Puresa vampirela9 em gmail.com
Sábado Novembro 15 06:52:17 PST 2008

Oi Ramalho,

eu trabalho com animacao 2D, animo na mao, as vzs uso o papel ou
desenho direto no computador com uma wacom. Quando desenho direto no
comp, gosto de trabalhar com o Painter, que eh um programa de
ilustracao e que da a opcao de abrir um novo documento, com varios
frames, com transparencia entre eles, como se fosse uma mesa de luz
virtual e depois salva-lo como um .mov.
Quando animo no papel, depois eu escaneio cada desenho e monto numa
programa de edicao de video, no meu caso Final Cut. Nao uso After
Effects, pois nao o domino bem e é um programa mais usado pra criar
mascaras, efeitos especiais, tipo as antigas trucagens, que quase nao
uso.

Pra animar mais automaticamente e com um desenho mais grafico, eu uso o
Flash mesmo, nesse caso eu desenho direto da wacom pro comp. Estou
aprendendo o Toon Boon ainda, mas estou sem tempo de me dedicar.
Aprecio a animacao 3D, mas nao gosto de trabalhar com ela, sao varios
processos e alguns muito trabalhosos, estou fuçando o Maya, pra ver
qual é, mas 3D so quero dominar a animacao, tenho muita preguiça da
parte de modelagem, ja fiz e nao gostei.

So um detalhe Ramalho, nenhum programa de animacao que ja ouvi falar
anima de forma maravilhosa se nao ouver interferencia humana, se isso
nao for feito, sua animacao ficará padronizada e com pouco diferencial.

abracos

Adriane Puresa