[Mac-BR] Duvidas diversas

Arnaldo Ortega arnaldo.ortega em gmail.com
Segunda Novembro 24 03:59:53 PST 2008

2008/11/23 Esther Lobato <estherlobato em gmail.com>:
> 1. Ele quer saber se seu MacBook está funcionando em dual channel, 2 x
> 2 GB, e quer saber como "entrar na BIOS". Acho que Mac não tem isso,
> tem? O que posso dizer-lhe?

Acho que isto faz pouca diferença, pelo menos pela minha experiência
em PCs com processadores Atlhon XP, ganha-se somente 2% a 5% de
performance em acesso à memória e isto acaba significando praticamente
nada na performance geral.

No caso do Mac, eu acredito que a Apple já projetou o acesso à memória
com a melhor performance possível, então o Dual Channel - ou
equivalente do Core 2 Duo - já deve estar habilitado. De qualquer
forma a idéia do Mac é justamente não ficar se metendo em detalhes
técnicos que os usuários em geral não deveriam nem saber que existem

Quanto à BIOS, como o pessoal já falou, não há no Mac uma BIOS aos
moldes do PC, há um sistema novo, desenvolvido para substituir as
antigas BIOS do mundo PC, chamado EFI. O EFI não deixa de ser uma
interface entre sistema operacional e hardware/firmware de
dispositivos mas muito melhorada. Veja os detalhes em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Firmware_Interface

> 3. Palavras dele: "o PS3 tem aquele Windows Media Player, que vc no
> Windows, cria um server com o Windows Media Player 11 e coloca na sua
> rede interna e o PS3 acessa suas musicas, videos etc. Como faço isso
> no Mac?"

Fiz um Google search por "media center mac os x ps3" e me apareceu este:

http://www.redkawa.com/mediacenters/ps3mediacenterx/

Abraço,
Arnaldo