[Mac-BR] iMac novo a 80 graus!

Esther Lobato estherlobato em gmail.com
Sábado Novembro 29 11:11:03 PST 2008

Caros gurus,

Eu gostaria da opinião de vocês quanto ao seguinte:

Nesta manhã criei um DVD com o iDVD 7.0.2 no Leopard 10.5.5 em um iMac
novo, de alumínio, Core 2 Duo 2,66 GHz.

Quando o processo começou, notei que a parte superior traseira do iMac
(especialmente no lado esquerdo) começou a esquentar muito, quase a
ponto de não conseguir ficar com a mão sobre ela. Então tive a
curiosidade de olhar como estaria a utilização da CPU durante o
processo. Abri o Dashboard para consuitar o widget iStat pro e ele me
mostrou isto:

imagem do iStat pro

Notem que naquele momento a carga sobre a CPU estava em 74% (oscilava
entre 70% e 85%), a temperatura da CPU em 80 graus (chegou a um pico de
83) e a respectiva ventoinha girando a apenas 1200 rpm.

Me perguntei se era normal a ventoinha não aumentar de velocidade a uma
temperatura tão alta. Sempre a vi girando a 1200 rpm em temperaturas
normais entre 35 e 40 graus. Achei que era de se esperar que, com o
dobro da temperatura, a ventoinha respondesse de acordo. Pelo menos no
meu MacBook é assim. Aliás, este iMac é tão surpreendentemente
silencioso que achei que nem tivesse ventoinha nenhuma, quanto mais três!

Liguei para o suporte da Apple no 0800 127753 para pedir informações. De
forma um tanto hesitante, o atendente disse que o iMac tem um software
responsável por controlar o funcionamento da ventoinha da CPU para que
não sobreaqueça. Perguntei a que temperatura a CPU deveria chegar para
que a ventoinha da CPU girasse a mais do que os 1200 rpm de sempre. Ele
não soube responder, dizendo que essa informação não é divulgada.
Perguntei então se ele achava conveniente que, nunca circunstância como
essa, eu colocasse um ventilador atrás da máquina. Ele respondeu: "Toda
precaução é válida".

No fórum de suporte da Apple descobri que meu caso não é único:

http://discussions.apple.com/thread.jspa?messageID=8114097

A resposta do usuário Kappy me deixou um pouco mais tranquila, mas o
comentário final de SPuppy me parece fazer sentido.

Eis, portanto, a questão, sobre a qual gostaria de conhecer a opinião
dos entendidos.

Obrigada,

Esther