[Mac-BR] iphone X dados GPRS X conta astronômica

Rodrigo Barroso rodrigocyt em mac.com
Sexta Fevereiro 13 15:02:30 PST 2009

Boa noite, caros.
Antes que eu fique doido me esclareSSam uma coisa.
COmprei um iphone no final de novembro, tenho um plano da operadora
que me dá direito a 1 MB de dados GPRS.
Antes eu tinha um blackberry e nunca tive problemas com dados GPRS com
o mesmo 1 MB de plano.
Agora em janeiro e fevereiro a minha conta veio com 112 MB de
EXCEDENTE, e me cobraram 900 reais de conta cada mês.
Em janeiro paguei, e agora reclamei.
O atendente da operadora me explicou que realmente eu havia usado
esses MB todos. Expliquei a ele que já tinha um smartphone antes
( blackberry) e que nunca havia sido cobrado esse excedente e que
agora com o iphone o uso não mudou muito ( mudou é verdade, porque
agora tenho mobileme, e sincroniza os emails a cada hora, além de usar
as vezes a internet sem estar em nenhuma rede wireless).
Agora vem o primeiro questionamento: o atendente me informou que tanto
faz eu usar o iphone via wirelles ( tipo a rede da minha casa, do
trabalho ou do starbucks) quanto do 3G/GPRS, o chip do iphone entende
que é GPRS, e o serviço é tarifado da mesma forma! Ou seja se o
telefone está ligado, e sincronizando via mobile me a cada 60 minutos,
isso quer dizer que estou pagando mesmo que esteja em casa, dormindo,
ou trabalhando sem olhar pro telefone por mais de 6 horas?? Isso
procede??
Segundo ponto: o que será que podemos fazer com 1 MB de dados GPRS??
POrque ele me disse que mesmo na época do blackberry eu excedia o
limite, mas não era tarifado por uma promossao do blackberry ( eu nao
me lembro disso, mas nao tive como contestar porque nao tenho mais as
contas). Será que 1 MB é tão pouco assim? O que 1 MB permitiria , por
exemplo, durante 30 dias, um acesso a página da apple por 5 minutos
será que estoura o prazo?
Desculpe o email longo, mas é que pagar 900 reais de conta em janeiro
e fevereiro não é mole, e o pior é que pra março já tem 65 MB excedidos.
Até resolver isso mandei bloquear o acesso GPRS e ele falou que também
não poderei acessar a minha rede wireless por que o chip vai bloquear
( não me conformo com isso, a rede é minha, a conexão é Virtua, nada a
ver com a operadora)
Me dêem uma luz
Grato
Rodrigo