[Mac-BR] Apple sem Jobs?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Janeiro 15 06:45:39 PST 2009

O DTP, que salvou o Macintosh, veio de fora - Aldus Pagemaker + Adobe
e seu PostScript. Nao sao produtos Apple. O Quicktime e' um produto
importante, mas quase nao traz receita, e o Newton foi um grande
fracasso comercial.

A empresa se moveu por inercia ate comecar a perder dinheiro aos
borbotoes. Quando Amelio assumiu a Apple tinha um bilhao de dolares de
computadores obsoletos - invendaveis - em estoque, que foram lancados
como prejuizo.

Concordo que bem administrada - hoje ela e' muito bem administrada -
ela sobrevivera. Mas os produtos revolucionarios nao mais sairao do
One Inflinite Loop. Ah, sim, a comparar  com o que voce listou como
invencoes Apple na ausencia de Jobs,

Na primeira administracao:

Apple - como produto, e com ele a propria Apple. O computador pessoal
inventado por Wozniak transformado em produto comercial.
Macintosh - e com ele a interface grafica, mouse, etc, em um
computador pessoal. O STar da Xerox era carissimo.

na segunda administração de Jobs, vieram apenas:

iMac e as cores
Uso do USB disseminado em toda a industria
G3 azul e o gabinete de facil acesso
DVD gravavel barato - foi Jobs que conseguiu isso negociando com os
fabricantes
iPod - reinventou o tocador de musica digital
iTunes - tornou o iPod viavel, porque as músicas são editadas no
Desktop não no portatil
iTunes Store
iPhone - está a ponto de tornar os Estados Unidos novamente o lider na
telefonia celular, suplantando a Nokia.

abraco,

mj