[Mac-BR] Volume bloqueado para leitura

Luiz F. O. Martins lfom em pop.com.br
Domingo Julho 12 13:47:29 PDT 2009

On Sun, Jul 12, 2009 at 5:28 PM "Cesar Ferreira do Nascimento" <cesarefatima em globo.com> wrote:
>Comprei um HD externo SAMSUNG de 320 Gb mas ele embora monte no desktop nao
> me permite gravar nada. Ao acessar o GET INFO, ele aparece READ ONLY. Como
> faco para desbloquea-lo para WRITE tambem?Grato,

Deve estar formatado como NTFS, que o Mac OS X apenas le. Use o Disk Utility para re-particionar o HD e coloca-lo no formato HFS+ (tbm conhecido como HFS Extended), mas vc nao conseguira' usar o HD em PCs. Se isso for necessario, pode user o formado MSDOS, mas tera a limitaSSao de 2GB (ou 4GB, nao me lembro) por arquivo. Tbm pode particionar o HD em mais de um disco para funcionar nos dois modos, mas e' mais complicado o procedimento...

[]s
LFOM