[Mac-BR] Sobre FileVault e Firewall

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Março 1 07:12:05 PST 2009

On Feb 27, 2009, at 5:52 PM, megadesign wrote:

> Amigos da lista
> Alguem sabe me explicar mais sobre FileVault  e Firewall no Mac
> Outro dia nao sei porque - tb acredito que ninguem tenha tocano na
> minha maquina - cheguei e para meu espanto
> varias janelas do mail e um documento word estava aberto.
> Dei uma gelada e agora estou meio neurotico - Sera que alguem doido
> consegue invadir uma Mac a ponto de ter
> acesso -
> por isso que queria saber mais sobre como funciona o FileVault e
> Fierwall - sao estas as ferramenta de protecao
> como fechar o maximo do Mac.

> [...]

Fabio,

A unica maneira de alguem ter aberto varias janelas do Mail e um
documento do Word e' se o seu Remote Desktop estiver aberto, sua
maquina não tiver senha, Ela se chamar "Mac do Fabio" e seu login for
Fabio, voce estiver com uma conexão direta - sem roteador, como Velox,
Virtua ou Speedy - com a Internet e, finalmente, alguem notar que a
sua maquina esta lá, dando sopa.

Acho muito pouco provavel que tudo isso tenha acontecido.

Mas...

FileVault - descrecomendo o uso: Encripta todos os arquivos do seu
home directory. Se seu HD der pau, você perde tudo. Em principio e'
para quem tem dados sensiveis e nao quer que, em caso de perda ou
roubo do Mac, alguem consiga por a mao neles. Tem que ser acompanhado
de varias outras providencias como desabilitar o boot com outros
volumes, etc, etc.

FIrewall - torna a maquina invisivel ou inacessivel, parcial - para
alguns protocolos - ou totalmente, para todos os protocolos. So e'
necessario se a sua maquina tem conexao direta com a Interet - ou
seja: sem roteador.

abraco,