[Mac-BR] Como ouvir rádios no Mac

Marcos Ferrao macferrao em gmail.com
Segunda Novembro 16 12:27:10 PST 2009

On 16/11/2009, at 15:49, Rodrigo Pinheiro wrote:

> Oi, pessoal!!!
>
> De um tempo para cá eu tenho sofrido para tentar entender como eu faço para ouvir as rádios no MAC. Algumas eu até consegui colocar, mas essas são a minoria.
> Radios on line como do Globo.com eu não consigo (o Uol resolveu isso essa semana incorporando Flash a tudo), outros são dos sites da próprias rádios que exigem Windows Media Player... Instalei a versão para Mac e estava funcionando bem... Mas depois que atualizei os plugins para Quick Time tudo parou.
> Desinstalei o Quick e reinstalei, mas continuou tudo na mesma. :^(

> [...]

Rodrigo:

Emissoras de rádio no Brasil costumam "transmitir" através de protocolos diversos, (do mp3 ao real audio) uma miscelania.. :o(
Windows Media Player no Mac foi descontinuado. Para ouvir, a propria Microsoft recomenda a instalação do Flip4mac, que nada mais é que um plugin que habilita o Quicktime a reconhecer e traduzir o som pro Mac.
Para ouvir radios que transmitem via Internet sugiro que utilize o endereço http://www.radios.com.br
No caso de voce preferir ouvir canais de audio oferecidos por provedores de acesso, voce vai ter de contar um pouco com a sorte. Voce mesmo disse que o UOL mudou pro Flash e ajudou muito, mas nem todos são tão amistosos com o Mac já que ainda estariam presos a códigos microsoftianos mais específicos.
O iTunes consegue sintonizar um número grande de radios e canais de audio.
A AOL tem um programinha legal para ouvir canais de radio americanos da rede CBS e canais de audio próprios, cuja programação considero muito boa, que funciona bem no Mac. Procure pelo AOLRadio no Google que vc vai achar o programa.

Boa sorte!

--
Marcos
Rio de Janeiro - RJ