[Mac-BR] Temperatura MBP

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Abril 11 10:54:44 PDT 2010

Raul e outros eventuais interessados no assunto "temperatura MacBook Pro".

Tente a seguinte receita, que aprendi quando lançaram os primeiros MacBooks Pro de 15 (eu tinha um), Havia alegações de que teria acontecido um erro na montagem de alguns, com excesso de pasta termica, e estas maquinas estavam desligando por superaquecimento. O excesso de pasta termica ao inves de acelerar a conducao de calor entre a CPU e o dissipador de calor, isolaria a CPU.

Donde a receita era forcar o superaquecimento do MacBook ate as ventoinhas dispararem, sem permitirem (as ventoinhas) que a CPU excedesse a temperatura maxima permitida. Se houvesse o tal excesso de pasta termica ou qualquer outro problema com refrigeracao o MacBook iria desligar.

Donde:

Abra o Terminal (esta em /Applications/Utilities).

Digite:

yes > /dev/null &

Seguindo de "Enter"

O prompt reaparece, nada parece acontecer.

O comando "yes" "imprime" "yes" (ou qualquer coisa que voce quiser, se você escrever depois de "yes" onde voce mandar) continuamente, "atolando" a CPU. /dev/null e' o "device" (equipamento, aparelho) "null" (nulo, nada). Ou seja o computador fica escrevendo yes no nada.

Em seguida aperte a seta "para cima" (up arrow) do teclado. O yes > /dev/null & vai aparecer novamente. Digite enter outra vez.

E aí, flecha para cima, enter. Repita umas 30 vezes. Seu Mac vai ficar quase impossivel de usar. Os "yes" vão superaquecer o Mac.

Quando se der por satisfeito com o teste (ou, muito improvavel, o seu Mac desligar por superaquecimento) digite o seguinte comando, que você pode deixar pronto (sem o enter) logo depois do ultimo yes:

killall yes <enter>

Mais quente do que isso o seu Mac nao ficará.

abracos,

Mario Jorge