[Mac-BR] Configurar varias contas IMAP (Gmail e GoogleApps no Mail. Duvidas

Patricia Martin patriciamartin00 em gmail.com
Quarta Agosto 11 11:11:28 PDT 2010

Se alguem esta usando o Mail para acessar Gmail ou GoogleApps na
versao IMAP, provavelemente ja passou por um problema parecido.

So depois de meses de estar usando o Mail para acessar 4 contas IMAP
diferentes (minha Gmail pessoal, mais 3 de GoogleApps com dominios
profissionais diferentes) e que descobri que o Mail e o Gmail tem
varias incompatibilidades serias na maneira em que eles sincronizam-se
no IMAP.
Ver:
http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=en&answer=77657

O maior descobrimento foi que ao DELETAR uma mensagem no Mail, eu
simplesmente estava tirando ela do INBOX enquanto ela era arquivada no
ALL MAIL. De fato, todo o que eu pesei ter deletado nos ultimos 23
meses, ficou no servidos (o que explica porque eu estou ja quase
atingindo o limite de 7.4GB do Gmail)

Para de fato ter deletado as mensagens, elas deveriam ter sido
enviadas a pasta TRASH do sub-diretorio Gmail IMAP, onde por default o
Gmail as deixa por 30 dias e depois as deleta.

Na internet encontrei varias dicas de configuracao do Mail para
homologar as acoes com o sistema IMAP do Gmail.
A mais detalhada e completa que encontrei (em ingles) foi esta:
http://db.tidbits.com/article/10253
E interessante que quase todas as dicas que encotrei desaconselham
usar as configuracoes recomendadas pelo Google:
http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=en&answer=78892#

Minha duvida e que para funcionar, a configuracao recomenda consolidar
todas as contas existentes na conta Gmail:
http://www.macworld.com/article/138836/2009/03/streamlineemailgmail.html#commentsjump

Agora bem, sei que e possivel configuar o Gmail e o Mail para enviar
mensagens desde diferentes enderecos a partir de uma mesma conta. Por
exemplo:
FROM: meu-nome em gmail.com, meu-nome em mina-empresa.com, meu-nome em outra-empresa.com
(para isso e so ir a Preferences>accounts>Gmail>account information e
onde diz "Email Address" escrever os enderecos alternativos
previamente cadastrados no Gmail separados por uma virgula)

O que me preoucupa e o fato de essas mensagens serem filtradas como
SPAM por algumos proveedores, sendo que o endereco nem sempre vai
coincidir com o servidor de SMTP, que no caso vai ser sempre
"smtp.gmail.com".
Inclusive, li em algum lugar que no Outlook, este tipo de mensagens,
aparecem como:
From: meu-endereco em gmail.com (On behalf of meu-endereco em minha-empresa.com
)

E assim mesmo? Alguem tem alguma dica, conselho, experiencia? Eu
realmente adoro trabalhar com o Mail. Porem, caso nao consiga
solucionar este asunto de sincronizar as multiples contas IMAP acho
que vou ter que trabalhar diretamente no web Mail, fazendo login em
cada conta uma de cada vez.

Obrigada!

Patricia Martin
Guadalajara, Mexico