[Mac-BR] Dúvida GPS Iphone x GPS

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Dezembro 27 05:09:33 PST 2010

On Dec 27, 2010, at 10:34 AM, Helvecio Mafra wrote:

> Não! Ele se vale da rede de celular!

Helvecio,

Me explique por favor. Desliguei a rede de dados,  3G, e ele se localizou. Voce quer dizer que ele usa a rede _de voz_?

Segundo o site:

<http://www.everyipod.com/iphone-faq/iphone-gps-definition-assisted-gps-how-gps-works-real-time-navigation.html>

The iPhone 3G, iPhone 3GS, and iPhone 4 use A-GPS -- or "Assisted GPS" -- which in basic terms accesses an intermediary server when it is not possible to connect directly via satellite -- indoors, for example -- and this server provides the nearest satellite with additional information to make it possible to more accurately determine a users position.

OU seja: "quando nao e' possivel se conectar diretamente via satelite". Donde, eu entendo que ele se conecta diretamente a um satelite se voce tira dele o acesso `a rede de dados celular.

> Tenho um iPhone 3G sem plano de dados. 95% do meu tempo de uso do iPhone tenho acesso a Wi-fi, ou seja pagar mesmo que R$50 reais por mês é gasto desnecessário.

Voce esta falando da sua experiencia, nao deve prescreve-la como solucao para todos. Meu iPhone esta 95% do tempo fora de rede Wi-Fi, e tenho diversos aplicativos que usam dados. Sem um plano (mesmo minimo) de dados, o iPhone nao teria uso. Alias, um iPhone sem um plano de dados nao e' um iPhone.

> Tenho o Tomtom instalado no meu iPhone, e nunca deixei de usá-lo, seja na minha cidade seja em viagens. Por exemplo, no momento estou a 1200 km de casa, e no caminho passei por uma cidade que não conheço direito. Usei o Tomtom e ele não me falhou nem uma vez.

Bom saber. Muito melhor que o Maps, entao. So que, se bem me lembro, e' meio carinho, nao? Segundo

<http://www.engadget.com/2010/04/09/iphone-navigation-shootout/>

Ele custa US$60 + US$20 anuais "por trafego".

E, segundo o site acima "works offline". Sem dados.

> O único problema que tenho em relação a um GPS dedicado, que não sei dizer se com acesso à rede 3G melhoraria, é o tempo de inicializaçâo que pode ser um pouco mais longo. Isso se o GPS dedicado é usado com frequência. Se você deixar um GPS sem bateria por alguns meses e for usá-lo, ele com certeza vai perder o almanaque (dados sobre órbitas de satélites) e vai procurar um satélite qualquer para baixar de novo. Isso demora um bocado.

Os GPS's que já vi e usei me parecem equipamentos muito pouco amigaveis. Tanto em termos de imagem como em termos de usabilidade.

> Como qualquer smartphone usa a rede celular para saber a posição inicial aproximada e o horário, eles não necessitam baixar o almanaque.

Sobre o horario e' bom saber que a Oi _nao_ transmite a hora em sua rede, o que torna o me.com (sim, mudei de assunto, mas tem a ver com sua informacao) impossivel de usar porque 1 segundo e' o suficiente para que o iPhone/Me.com decidam que dois eventos _nao_ sao o mesmo, e a agenda de compromissos se duplica. Toda.

abraço,