[Mac-BR] Firefox 3.6 x BB

Pedro Silva peu.silva em gmail.com
Sexta Janeiro 22 10:27:06 PST 2010

Minha gente, o problema nao é o browser. O problema é a incompatibilidade do
sistema de segurança do brasil com o java 64bits do Snow Leopard.

Vejam bem, atualmente quase a totalidade de todo software no mercado é
32bits, mesmo computadores que tenham processadores 64bits usam ainda
Sistema Operacional em 32bits. Entao o que devemos esperar? Devemos esperar
que tudo funcione bem sem estes bugs nojentos num sistema de 32bits mas, por
outro lado, que alguns problemas ocorram num ambiente 64btis. *Isto é normal
num periodo de transiçao entre arquiteturas diferentes. *Aconteceu a mesma
coisa na mudança de 16 pra 32bits.

Salvo engano, o Snow Leopard é o sistema operacional 64bits mais sólido que
temos até hoje. Quando digo mais sólido, digo que possui uma grande parte de
aplicativos já compilados (preparados) para rodar nativamente em
64bits.Quero lembrar aqui que tanto windows quanto mac os x 64bits rodam
tranquilamente programas 32bits.

Um detalhe: nas versoes 64bit do windows a grande maioria dos softwares
rodam em 32bits, incluindo aí o browser. Inclusive o padrao é navegar na web
com o browser em 32bits pra manter a compatibilidade com a imensa quantidade
de plugins (java, flash, bla bla bla) que existem e que sao 32bits.

No caso do snow leopard nao é possível instalar uma versao do java em 32
bits (no leopard eu tinha o java5 em 32bits e o java6 em 64bits) entao
acostumem-se com o fato de que problemas como estes vao ocorrer.
Alternativas? Usar o browser em modo 32bits ou esperar que um dia os
desenvolvedores de plugins de segurança como estes do BB tomem vergonha na
cara e façam algo compatível com todos os browsers / sistemas operacionais /
arquiteturas.

Como disse no começo deste email, estamos num periodo de transiçao entre
arquiteturas e um dia este periodo vai acabar. So nao sei quando. Entao,
paciencia.

Abraços

Pedro

Pedro C. Silva