[Mac-BR] Multifuncional pra Mac

Carlos Alberto Pinto Peixoto Bastos Santos kaarlows em gmail.com
Sábado Junho 19 16:30:23 PDT 2010

2010/6/19 Egeu Laus <egeulaus em terra.com.br>:
> Amigos,
>
> Qual a melhor multifuncional pra Mac e que tenha 4 cartuchos separados?
>
> obrigado

Olá Egeu,

Eu pessoalmente recomendo muito a Canon. Comprei recentemente uma
MP560 e como era de se esperar, a qualidade de impressão é excepcional
fora q é bastante econômica no uso de tinta. Esta não é a primeira
impressora Canon q tenho. Antes desta eu tinha uma MP210 q era
excelente além de uma i450 que foi o meu xodó por muito anos (e q só
foi substituída pois necessitava de uma multifuncional).
A MP560 funciona c/5 cartuchos: 4 de cores (Preto, Ciano, Amarelo e
Magenta) e um maior q é o pigmento. Isto torna o uso mais racional e
incrivelmente econômico, além de poder imprimir fotos c/uma qualidade
comparável aos dos laboratórios. Ademais ela é wi-fi e funciona
perfeitamente c/minha rede de Time Machine, Airport Express, 2 laptops
Apple e iPhone (sim, tu podes mandar imprimir a partir do iPhone
usando um aplicativo gratuito da Canon). Também é importante destacar
q ele possui 2 bandejas de alimentação de papel e imprime
automaticamente frente e verso da folha. Diferentemente dos meus
modelos anteriores da Canon, desta vez eu posso acompanhar no Mac a
quanto anda o cartucho de impressão.
Contudo minhas críticas são p/dois importantes aspectos: velocidade de
impressão e preço do cartucho.
Ela é absurdamente lenta. Às vzs chega a ser mais lenta q minha
antiguíssima HP Deskjet 600 (que comprei em 93), principalmente se
pedires p/imprimir frente e verso. O interessante é q minha MP210,
apesar de não ser nenhuma "velocista", conseguia imprimir muito mais
rápido do q a MP560.
Os preços dos cartuchos, comparativamente por ml não são mais caros q
os da HP mais modernos, contudo isto não exime o fato de serem um
tanto salgados. Cada uma das cores custa R$58,70 na Kalunga (cartucho
c/9ml), e o pigmento por R$62,00 (c/19ml). Vale notar q neste modelo a
cabeça de impressão não está imbutida no cartucho, o q torna seu preço
ainda mais ridículo. Menos mal que sua sede por tinta é comedida.
Fora a Canon, eu recomendaria a Epson. São rápidas e tem uma qualidade
de impressão muito boa c/preços de cartucho mais baratos q as demais.
Contudo são meio bebedoras de tinta e a cabeça de impressão custa
bastante caro e tem durabilidade muito menor do q a Canon.
Finalmente, a HP é minha terceira opção. Elas possuem atualmente o
menor custo no long run, além de serem muito robustas e rápidas nos
modelos que testei. Mas a qualidade de impressão ainda deixa a desejar
qdo comparado às fabricantes mencionadas acima.
Lexmark eu nunca usei, portanto não posso falar. E a Kodak, segundo
meu colega q possui uma, não presta.
Em termos de software, todas as 3 grandes oferecem drivers e
aplicativos extras p/o Mac, mas novamente a Canon creio ter a solução
mais interessante de software p/nossa plataforma.
Caso tu vas usar a impressora c/Linux, então esqueça da Canon e use
apenas HP e Epson. Infelizmente a primeira ignora o mundo do software
livre.
[ ]'s;

Carlos Alberto Pinto Peixoto Bastos Santos
Campinas - BRAZIL
http://twitter.com/kaarlows
MacOS X 10.5
MacBook Pro 15" 2.5 GHz