[Mac-BR] HDD com cadeado

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Março 24 07:06:44 PDT 2010

On Mar 24, 2010, at 10:43 AM, marcelloprata wrote:

> Antes de usar o Snow Leopard, eu era usuário do Leopard.
> Ao resolver passar de um sistema para o outro, deixei o HDD do Leopard intacto, com o sistema, arquivos pessoais... E instalei em um novo HDD o Snow Leopard.
> Isto para sentir a transição e ver se já poderia de vez sair do Leopard.
> Então, usando o Snow Leopard, o HDD do Leopard ficava visível para mim e com livre acesso. Eu aos poucos pegava meus arquivos do antigo sistema e copiava para o Snow, sendo que a maioria ainda se encontra nele.
> [...]

Marcelo,

O disco esta com o flag uchg (user changeable) levantado. Ele esta travado para todos os fins. Isto acontece por acidente - ainda que voce deva se preocupar com ele porque reparo de permissoes travar as vezes quer dizer HD com defeito.

Esqueca get info. Para consertar voce precisa abrir o terminal e fazer o seguinte - tudo seguido de enter.

Se a sua senha for em branco vai ser preciso por senha nem que seja apenas "a'".

sudo -s
(se voce nunca fez isso vai aparecer um monte de texto)
password: <digite sua senha de administrador, que nao vai aparecer na tela, donde digite com cuidado>

( o prompt muda para # no final, voce e' root, o semi-deus da maquina :-)

cd /Volumes

chflags -R nouchg <nome do seu HD>

(se o nome do hd tiver espacos use \ antes do espaco ou escreva o nome entre parenteses como em "Macintosh HD" ou Macintosh\ HD)

Isso deve resolver,

abraco,

Mario jorge