[Mac-BR] iPhoneOS developer fora dos EUA, como funciona?

Marcelo Glielmo | Uol marcelo.glielmo em uol.com.br
Quinta Maio 27 15:17:18 PDT 2010

Pessoal, agora há pouco li no MacMagazine um post que dizia já ser possível um escritor independente publicar seus best-sellers na iBook Store.
Claro que isso é algo muito bacana para todos que escrevem e pode ser uma chance ímpar de ganhar notoriedade e até deixar de ser independente após publicar algo que faça sucesso entre os "iLeitores".
Pois bem, nem tudo é tão simples quando o escritor está fora dos EUA. Na imagem que ilustra o post, podemos ler claramente que é exigido um US Tax ID.Ok. Não sei exatamente o que é este ID, se não for o social security, mas me pareceu um grande impeditivo. Se alguém tiver algo para dizer a respeito seria legal porque deve ser um questionamento recorrente para muitos.

Mas minha pergunta não se refere exatamente a isto, mas gostaria de usar esta reportagem como referência.
Quem desenvolve software para o iPhoneOS, fora dos EUA, tem limitação semelhante? Muitos brasileiros (e de outras nacionalidades, claro) publicam milhares softs na AppStore, mas para isso é exigida alguma manobra burocrática ou basta ser inscrito, e pagar anuidade, como developer para poder submeter os apps que, por ventura, viemos a criar?

Alguém conhece as exigências burocráticas para poder participar dessa lambança toda de apps?
Pergunto pq me interesso por hobby em programação e gostaria de arriscar alguns apps para iPhone/iPad.

Um abraço.

Marcelo Glielmo
Ipanema/RJ.