[Mac-BR] Espaço do HD sumindo!

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Outubro 4 04:38:34 PDT 2010

On Oct 3, 2010, at 11:18 PM, Helvécio da Silva wrote:

> O espaço do meu HD está sendo ocupado pelo seiláoquê!!
>
> Hoje joguei MUITA coisa fora, fiquei com 3,25GB livres. Daqui a pouco, sem fazer NADA, só tinha uns 900 e poucos livres!!!
>
> Entrei em todas as minhas pastas na minha pasta home e o total não chega a 50Gb (Meu HD é de 80Gb)
>
> Que mistério misterioso. Alguma sugestão?
>
> Não sei mais o que apagar!!

Helvecio,

Antes de mais nada, tome cuidado. Usar o HD com menos que 5% livres (voce deve ter atingido este limiar, pois depois de jogar fora MUITA coisa) corrompe o sistema de arquivos. Antes de mais nada de restart pelo DVD de instalacao e rode o Disk Utility direto no Repair Disk.

Quanto ao espaco tomado algum programa ou processo esta provavelmente esta criando arquivos invisiveis. A recomendacao do outro Hevelcio, o Mafra, e' tambem a minha. O Disk Invetory X vai mostrar os arquivos de forma grafica.

Ah, de uma olhada em /Volumes (Finder, menu GO, Go to Folder, escreva /Volumes). Veja se la nao ha um arquivo referente a um HD nao presente. Ele pode estar cheio e invisivel. Por exemplo, um programa pode estar fazendo downloads para dentro dele. E' uma pane que ja vi acontecer. Ja encontrei a Library do iPhoto dentro de um folder destes tambem.

Abraco,