[Mac-BR] Bateria do MacBook sempre carregando

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Abril 28 19:56:43 PDT 2011

On Apr 28, 2011, at 11:38 PM, Marcio Pereira wrote:

> Uma dúvida que ja' vem do celular e outros aparelhos com bateria.
> Deve-se deixar carregando o tempo todo ou espera-se a bateria descarregar para carregar?

Isso ja foi dito nesta lista varias vezes. Toda bateria recarregavel _nao_ deve ser deixada ligada permanentemente ao carregador.

> A bateria do macbook branco do meu filho inchou depois de 4 anos carregando sem parar e o tecnico disse que isso aconteceu por causa disso.

Nao foi por isso. A bateria do MacBook inchou porque muitas baterias de laptops, Apple ou nao, incharam. Conheco MacBooks Pro de 17 de um escritorio que ficam em gavetas e incharam.

> Um no break ou uma luz de emergencia, por exemplo, ficam carregando o tempo todo, sem parar, certo?

Os ruins sim, os bons, nao. Eles "condicionam" a bateria periodicamente, cortando a alimentacao, deixando a bateria zerar e ligando a alimentacao de novo.

> Afinal, qual a opcao correta?

Ao menos uma vez por mes deve-se desligar a alimentacao e deixar a bateria descarregar (quase) completamente e carregar novamente. A tese de que se deve descarregar e carregar todo dia esta errada. Baterias tem um numero limitado de ciclos de carga - um ciclo de carga e' a soma de cargas e recargas iguais a uma carga completa. Cerca de 400 por bateria. Se voce descarregar todo dia em um ano e meio a bateria vai comecar a nao pegar mais carga.

Ligada na tomada dia e noite em menos que um ano nao e' mais bateria, e' contrapeso.

abraco,