[Mac-BR] Encomenda do Japão ainda engasgada...

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Junho 15 05:07:23 PDT 2011

Ulisses,

Infelizmente eles seguiram à risca as instruções da Receita Federal. A taxação a aplicar é assim:

(Preço CIF (Cost, insurance, Freight+ + 60% de imposto de importação) + ICMS.

A conta de mentiroso e' o ICMS. Explicando:

Preço final do produto - R$100,00
(esta é a "base de cálculo)
Imposto (nominal) -         R$  18.00

- isto é o que está escrito -

O que não está escrito:

Preço _real_ do produto R$82,00
Imposto _real_ (quanto R$18,00 signfiica de R$82,00 - 21.95%

Nas suas contas,

Total VTMLD                      5.868,40
Base de cálculo                  7.156,58  (de onde saiu isso?)
ICMS                                  1.288,18

R$1.288,18 é 18% da "base de cálculo", fazendo com que o preço da mercadoria virem 82% da mesma "base de cálculo".

Não sei como chegaram a R$7.156,58, porque deveria ser como abaixo:

(5.888,40 / 82) x 100 = 7.180,97

O seu erro, a pergunta é sua, é não ter se informado antes sobre a tributação na Alfândega - há informação boa e bem exposta no site da Receita Federal.

Sim, você vai dizer: os impostos são altos (entre os maiores do mundo, e só no Brasil computador paga imposto de importação, li uma vez) e os serviços públicos são ruins. A razão é simples: cobra-se muito e sonega-se muito também.

Abraço e boa sorte da próxima vez.

E voltemos ao Mac, o assunto principal da lista.

Mario Jorge