[Mac-BR] Overclock (era Re: Ajuda compra de memoria nos EUA)

Vagner Sargiani vsargiani em gmail.com
Quarta Maio 11 08:22:51 PDT 2011

Eu expliquei de uma maneira simplista para não complicar mais entrando em
detalhes.

E a "sobra" da qual me referi é o limite teórico no qual um processador pode
chegar. Quando um processador é projetado, é feita uma estimativa do máximo
que aquele processador poderia chegar, e qual a maior velocidade onde o
processador trabalha de forma segura, e com base nisso é definido qual será
a velocidade de processamento, que é sempre menor que o limite teorico. Essa
diferença teorico-real eu chamo de "sobra".

O Overclock trabalha exatamente explorando o limite teorico. Mas como ele é
apenas teorico, após fabricado um chip pode ou não chegar nele, depende de n
fatores.

Outros componentes também podem sofrer overclock, como a memória e GPU
(placa de vídeo).

E esta nomenclatura de placa logica e analogica morreu quando a Apple fez a
opção de trocar a arquitetura para x86. Atualmente é placa mãe mesmo. E em
geral, após a troca de arquitetura, componentes de primeira linha (memória,
HD, processador) de PC servem em Mac, salvo algumas excessões. Um pente de
memória DDR3 Corsair ou Kingston de PC irá servir num Mac, a diferença na
discriminação de plataforma é apenas para cobrar mais de usuários Mac.

E digo isso por experiência. Tenho um netbook Acer com processador Atom Z520
e que instalei o Snow Leopard usando o DVD Retail (original). O único ajuste
foi um pack para corrigir o nome do processador, já que a Apple nunca lançou
computadores Atom. Se os componentes fossem diferentes, teria travado na
instalação.

Mas veja, não to dizendo que um Mac seja um PC, pois existem diferenças,
como a Bios, certos detalhes do próprio hardware, etc. Por exemplo, o
Bootcamp não funciona bem em máquinas PC.

Até.