[Mac-BR] bad news

Bruno Gouveia (Mac) brunomacintosh em terra.com.br
Quinta Outubro 6 08:33:21 PDT 2011

Postei isto no meu site hoje www.biquini.com.br

Em meio ao Rock In Rio, olhei para uma estrela no céu. Saquei meu iPhone e usando o aplicativo StarWalk apontei pra ela. Não era estrela, era Júpiter! Mostrei o aplicativo pro meu empresário que, rindo, me perguntou: onde estaria você sem celulares, internet e computadores? Eu, de pronto, respondi: "Você fez a pergunta errada! O certo é: onde eu estaria sem a Apple?"

A resposta é um exagero? Sim, digna de um fanático por uma banda de rock. No entanto, não era uma banda e eu tenho paixão por esta empresa e seu líder, Steve Jobs, que faleceu nesta quarta, dia 4. A importância de Jobs para o mundo vai além de seus aparelhos e aplicativos. Está na sua idéia de como a tecnologia deveria se fundir com as nossas vidas.

Muitos que me lêem não tem um computador da Apple. Caros? Sim, mas quem comprou um não quis voltar mais para um PC e a grande maioria diz que valeu pagar um pouco mais. Adeus, vírus, configurações complicadas, atualizações de sistema de deixar os cabelos em pé. Ainda assim, PCs são a maioria. Os iPods, iPads e iPhones é que foram mostrando a estes usuários  como a facilidade de uso, belo design, e soluções práticas de integração com nossas vidas era uma característica da empresa de Jobs. A maior dificuldade para quem entrava no mundo Mac era se livrar dos péssimos vícios de quem já usava Windows. E tecnologia é algo que sempre assustou muita gente. Minha mãe, por exemplo, odeia seu PC mas não troca por simplesmente não querer mais reaprender a usar um computador ao migrar pro Mac. Eu entendo e assisto seus desesperos vez por outra com problemas de sistema, vírus etc. Claro que o Mac não é uma máquina perfeita e todas dão algum problema. A questão não é esta simplesmente.

Eu, que usei os dois, resumo minha experiência dizendo que sentia ter controle sobre o computador usando um Mac. Mesmo quando dava algo errado, eu sentia-me mais à vontade para resolver os problemas. Não por menos, a Apple fez com que seus usuários amassem seus computadores. Você não vê a mesma reação com Windows, ninguém estampa as famosas janelinhas na traseira de um carro, e o mesmo vale para os logos da HP, Dell, Samsung, Toshiba….Ouso dizer que nenhum outro gênio da tecnologia causará tamanha comoção com sua morte. E Jobs fez isto.

Suas palestras e apresentações atraíam milhares de pessoas para enxergar o que o futuro nos traria. Simplicidade de uso, foco nos anseios dos consumidores e o tradicional "and one more thing" (só mais uma coisa) que nos surpreendia com aparelhos que despertavam a vontade de tê-los de imediato.

Ah, chega desse papo de macmaníaco! Ok, eu cheguei a mencionar então a Pixar? Pois é: Toy Story, Nemo, Carros, muitos filmes incríveis foram desenvolvidos por este braço da Disney através de quem? Sim, ele, que mais tarde se tornou o maior acionista da Disney!

Para o meu trabalho, trabalhamos com um Apple IIci usando MIDI em 1991 no LP Descivilização, O ProTools surgiu primeiro pra Mac e editamos nele o disco Agora e 1994. Nossas capas a partir de 91 foram feitas com Macs. Nosso primeiro site em 1996 foi feito num Mac, as faixas interativas dos discos biquini.com.br e Escuta Aqui (A Apple Brasil inclusive patrocinou uma dessas faixas interativas em 2000!), a edição de nosso primeiro DVD foi feita em casa pelo Coelho usando Final Cut. "Alguma Verdade" de 2007 foi toda construída no Garage Band.

Minha tristeza só se compara à perda de Ayrton Senna e Charles Chaplin, dois gênios no que faziam e cujas mortes me afetaram também. Quando soube que o novo iPhone se chamaria 4S eu pensei "que nome horroroso!" . Four S, soa como For Ass (numa livre tradução "pra bunda"). Seria o mesmo que ter um aparelho no Brasil com o código KH! Hoje, assim como muita gente,  acredito que era uma homenagem: For Steve!

Portanto, minhas homenagens ao cara que, mesmo que você nunca tenha tido um produto Apple, mudou a forma do mundo ver a tecnologia e inspirará as novas descobertas que teremos

and one more thing

sentiremos sua falta! Obrigado, Steve!

Bruno Gouveia
Biquini Cavadão