[Mac-BR] Lentidão do Lion - voltei para Snow (era: Cliente de E-mail Sparrow - opinioes da lista)

Guilherme Moreira de Castro guilherme em macbrasil.com
Terça Setembro 27 17:17:10 PDT 2011

Mario e demais colegas,

Aproveitando a questao levantada tanto por mim quanto por outros colegas, sobre a lentidao do Lion, e tambem as colocacoes do Mario, eu gostaria de uma orientacao para entender o que esta acontecendo.

Meu Macbook Pro tem menos de 1 ano, ou seja, nao e uma maquina ruim, tem um bom processador, boa memoria e HD de sobra.

Instalei o Lion logo no segundo dia de lancamento. Depois da instalacao eu percebi diversos problemas de desempenho da Macbook, e de la para ca fiquei com a pulga atras da orelha, tanto e que no final de semana eu voltei a usar o Snow Leopard pois estava muito insatisfeito com o desempenho. Os problemas que encontrei:

- Demora na inicializacao. A inicializacao do Macbook Pro demorou pelo menos 2x mais tempo com o Lion do que com o Snow Leopard
- Demora no login: alem da demora na inicializacao, o login tambem demora mais, ate mesmo o tempo entre clicar no icone do meu usuario e aparecer o espaco para senha parace demorar
- Demora no Finder: percebi que o sistema demorava para acessar o conteudo da maquina, ao clicar no icone do finder ele abria a janela e demorar alguns segundos para mostrar o conteudo do HD ou das pastas. A mesma coisa acontecia quando ia salvar algum arquivo, em diversos momentos aparecia a bolinha colorida rodando e depois a janela para salvar os arquivos
- Desempenho geral: em algumas situacoes parecia que estava usando um PowerMac G4 com 512MB de RAM. Em diversos momentos havia demora na resposta dos comandos, ao abrir as preferencias do sistema havia uma demora entre o tempo que o icone parava de pular no Dock e a hora que abria a tela, em algumas situacoes eu sentia que parecia que alguma coisa estava errada, parecia que tinha algo consumindo os recursos do Mac mas nunca consegui achar o que poderia ser
- Problemas com Adobe: os programas Adobe CS5.5 sempre davam problemas ao finalizar. Conseguia usar normalmente, mas ao fechar sempre aparecia a tela de relatorio de erro

De forma geral a impressao que tive e que para rodar o Lion de forma decente eu precisaria ter um Macbook Pro Core i7 com 8GB de RAM e 1TB de HD, ou seja, muita maquina para rodar um sistema operacional que, pelo historico Apple, deveria rodar muito bem em maquinas que nao sao tao antigas assim.

Vale ressaltar que no Snow Leopard nada disso acontece. Nao tenho qualquer problema de lentidao ou demora na repsosta ou demora no acesso ao HD.

Ai que vem a pergunta: qual o problema? Meu Macbook ta ruim mesmo para o Lion? Ou tem alguma coisa que eu fiz de errado?

Abracos,

Guilherme Moreira de Castro
Cuiabá-MT
--
Macbook Pro 2.4GHz 4GB RAM 500GB HD - Mac OS X 10.6.8