[Mac-BR] Espaço livre no HD variando

Luiz F. O. Martins lfom em pop.com.br
Quinta Setembro 8 13:18:42 PDT 2011

2011/9/8 Assis jr <assisjr em mac.com>:
> [...]
> Peguei um HD externo, na terça-feira, e coloquei 12GB nele. Ou seja, o HD interno ficou com 15GB livres (confirmados com o "Get Info" que dei no dia).
>
> Hoje, para minha surpresa, ele me informou que o HD estava cheio. No Get Info, deu zero de espaço livre.
> Não fiz nada no feriado a não ser ler os emails, recebo vários, mas não dei downloads em arquivos anexos.
>
> Desconfiado, desliguei o computador e liguei de novo. Agora deu que ele está com 3GB livres.
> Alguém sabe o que faz um HD variar tanto assim?

Aconteceu isso comigo tempos atras: tinha que reinciar a maquina para
liberar espaço no HD do sistema que estava quase cheio, poucos GB
livres, 3 ou 5 (sei que não é o recomendável, mas estava usando uma
máquina antiga esperando a chegada da nova). Um atualização do OS
resolveu isso. O jeito é esperar o 10.7.2 ou próximo...

> Para complicar: se eu somo os espaços utilizados pasta por pasta (sempre pelo Get Info), o valor é de 142GB, em vez dos esperados 156GB.
> Como explicar?

O Lion cria uma partição de recuperação ao estilo Win7 e Android para
tentar resolver panes no sistema iniciando por ela, deve ser esse o
motivo da disparidade. Abra o Disk Utility e confira.

Abs,
--
lfom.tk