[Mac-BR] Malware ??

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Abril 12 16:53:20 PDT 2012

Jack e demais,

Não há nenhuma evidência deste número, uma estimativa feita por uma empresa russa de anti-virus, parte totalmente interessada na divulgação da notícia e do número.

Sinto a respeito da repeticão por publicações diversas da notícia a mesma indignação que quando ouvi da Daniela Braun na CBN que 85% dos usuários da Internet já tinham sido vítimas de fraude. Advinhe a fonte? Symantec, fabricante de anti-virus, anti-tudo.

Ora, alguém já viu este flahsback em alguma máquina? Eu não.

Mas a empresa, lá da Russia, descobriu 600, agora 650 mil, computadores infectados.

E' jornalismo a serviço da publicidade e à cata de sensacionalismo.

Notem que a falha de segurança era conhecida há algum tempo e houve uma grave falha da Apple em não atualizar a máquina Java ("o Java") para Mac OS. Mas daí a criar esta "marola" são outros quinhentos.

O "outro malware", que era um aparente anti-virus, deu muito menos imprensa, porque aconteceu de fato, e eu vi. Uma funcionária ingênua de uma empresa instalou. Remover tomou 5 minutos. E a Apple aplicou um patch rapidinho. Este era de verdade. Mas, como atacou sem ser anunciado por empresa de anti-virus não deu mídia.

Aliás, há um "causo" no passado macintóshico de um virus seguido de descoberta da cura que cheirou mal longe...

Eu não estranharia se a empresa russa fosse a autora do "virus".

abraços,

Mario Jorge