[Mac-BR] Como definir toque no iPhone

Ari Silveira ari.silveira em gmail.com
Quarta Janeiro 4 05:20:22 PST 2012

Amigos,

Como assino em modo digest, não sei se alguém já respondeu, mas,
depois de pesquisar vários tutoriais, descobri como se faz:

1) Control-clique ou clique com o botão direito na faixa para abrir o
menu contextual e escolha "Obter informações".

2) Na aba "Opções", marque o início e o fim da música. Altere o fim
para 40 segundos (naquela notação maluca anglo-saxã, em que eles usam
dois pontos como símbolo de todas as unidades de tempo, então fica
algo como 0:40).

3) "Converta" para AAC, mesmo que a música já esteja nesse formato.

4) Renomeie a extensão de nome de arquivo de .m4a para .m4r (R de
ringtone, suponho). Para isso é necessário ir abrir a pasta (seu nome
de usuário)/Music/iTunes/iTunes media/Music/(nome do artista ou
banda)/(nome do álbum)

5) Acabou? Não. É preciso arrastar a música "convertida" até a mesa,
deletá-la da biblioteca do iTunes e dar duplo-clique na cópia que está
no desktop, para que o iTunes a importe, desta vez como toque. Talvez
seja possível inverter a ordem, eliminando o passo anterior e mudando
a extensão nesta cópia que está no desktop, antes de abri-la para o
iTunes importá-la. Vou testar na próxima.

6) Sincronize o iPod com o Mac. Sua música vai aparecer no topo da
lista dos toques.

Agora, pergunto: isso não revela um total descaso da Apple com o que
no passado era seu grande orgulho: a facilidade de uso e a
intuitividade? Nos anos 90, zoávamos os usuários de Windows porque
eles precisavam de até dez passos para fazer algo que conseguíamos com
dois ou três cliques. Acho imperdoável ter toda essa trabalheira para
uma função básica do aparelho, que qualquer celular xing-ling tem. Sem
contar o desperdício de espaço em "disco" (ou melhor, na memória flash
do aparelho), pois cada música que o usuário quiser usar como toque
terá obrigatoriamente uma cópia de 40 segundos. A Apple não é mais a
mesma…

Abraços,

Ari Silveira

Rio, RJ