[Mac-BR] Como definir toque no iPhone

Ari Silveira ari.silveira em gmail.com
Quinta Janeiro 5 10:30:23 PST 2012

João,

Obrigado pela dica! É menos trabalhoso que o outro método, mas ainda
assim está longe de ser tão simples como em celulares da concorrência,
que aceitam os arquivos MP3 e AAC (.m4a) da biblioteca de mídia como
ringtone. No caso do iPhone, ficou provado que o problema não é o
formato do arquivo, mas apenas a extensão. Os toques continuam no
formato AAC, só que a extensão precisa ser alterada de .m4a para .m4r
para que o iTunes do Mac e o iPhone entendam a música como ringtone. E
ainda tem a limitação do tempo. São dois fatores que exigem uma
duplicidade de arquivos: para cada música que o usuário queira usar
como toque, é preciso fazer uma cópia de até 40 segundos (ou 25
segundos, usando o método do GarageBand) e com extensão .m4r.

No tempo em que o Mac era Mac e não esses "PCs da Apple" de hoje em
dia, esse negócio de extensão era coisa de PC. O que fazia o Mac
reconhecer o formato e o programa que abre um arquivo eram,
respectivamente, os resources "type" e "creator". Mas chega de
saudosismo…

[]s

Ari Silveira
Rio, RJ