[Mac-BR] Como mudar o nome do computador?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sábado Junho 2 21:44:10 PDT 2012

Marcio e Caio,

Há soluções mais simples que essas. E essa em particular é extremamente complicada, e com grande chances de erros:

Primeiro a questão inicial não é totalmente clara. Se for para apenas trocar o nome no compartilhamento/nome do computador? Se sim é simples, no System Preferences > Sharing.

Agora, se é o nome do home folder, o short name, é mais trabalhoso, mas 100% seguro fazer assim.

Vá em /System/Library/CoreServices/ e abra o aplicativo Directory Utility
No menu Edit escolha "Enable Root User". Habilite o usuário Root
De logout, e logue de volta como Root.
Abra o folder Users e deixe aberto
Abra System Preferences/Users (o das cabeças pretas).
Clique no seu usuário, no lado esquerdo, com botão direito ou com control apertado. Vai aparecer "Advanced Options", Pronto, você pode trocar o nome curto. Note que aparece também o nome do seu home folder. Troque aí e _também_ no Finder. POr isso você deixou a janela aberta.

Atenção - você troucou o shortname, o home folder name nas preferencias e também no Finder. Cuidado, tem que ser igual.

De restart, e logue como você mesmo. Volte no Directory Utility (vai estar nos recent items) e desabilite o root.

Tudo resolvido.

Abraçø,

Mario Jorge