[Mac-BR] Anti-vírus

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Junho 19 18:24:16 PDT 2012

On Jun 19, 2012, at 9:49 PM,  Marcos Humberto wrote:

> [...]
>
> Outra informação é a seguinte vou usar a sua citação "Eu duvido profundamente de todas as empresas de anti-virus e principalmente das materias a respeito. "
> Se vc levar isso pro campo é a mesma coisa, a mesma empresa que fabrica a semente transgenica, é a mesma que fabrica a praga, o inseticida, o subproduto da semente, o enlatado, o cancer, a remédio, a vacina só ainda n fabrica o caixão.
>
> Agora sobre o antivirus, qual o interesse de uma empresa de antivirus plantar uma informação como essa se tem antivirus gratuito ?
> Cara, sinceramente... sei n .. mas pelo sim e pelo n

Marcos,

O Ativirus gratuito é apenas uma "amostra gratis". So o pago funciona pra valer. Em todas as marcas e fabricantes. Não existe almoço grátis. Fabricar um anti-virus de verdade (fundamental para máquinas Windows) é caro. Envolve coletar dados constantemente e atualizar um database cada vez que se encontra uma nova variação do programa. Não existe inteligência artificial e um antivirus nada mais é que um programa que compara arquivos com uma tabela fornecida pelo fabricante, e que tem que ser atualizada constantemente. No caso destes antivirus para Mac ou eles encontram virus de Windows, ou, já vi, decidem que coisas que não são virus são ameaças ao seu sistema. De outro modo não teriam razão de ser.

Uma empresa de antivirus tem todo o interesse em espalhar o panico. E jornalistas que, em vez de pesquisar, simplesmente usam press-releases de empresas que, pela natureza do seu negocio, tem todo o interesse em progragar o medo fazem um enorme desserviço ao consumidor.

Mas importante: o caso descrito e que originou esta cadeia de mensagens foi uma caixa postal no hotmail violada. Isso tem _zero_ de virus no Mac envolvido. Se é que foi ao usar o Mac que a dona da caixa postal errou e entregou a senha a um terceiro. A situação mais provavel é o uso de uma máquina pública com um keyquencer (um gravador do que se tecla) instalado. Ou clicar em um link que pede login e senha da caixa postal.

abraço,

Mario Jorge