[Mac-BR] Sobre a Receita Federal

Mateus Alves mateusalves em gmail.com
Quarta Março 21 14:03:41 PDT 2012

Caros,

Há alguns dias havia perguntado por aqui sobre o processo na chegada
da Receita Federal e mercadoria declarada. Obtive respostas que me
ajudaram bastante, aí me senti na obrigação de mandar a minha
experiência assim que voltei para o Brasil após três meses morando na
Cidade do México.

Na minha bagagem, de artigos potencialmente tributáveis, eu tinha de
artigos usados um ipod classic, um kindle e um macbook pro - este
último, comprado quando morei por mais de um ano no exterior e,
portanto, não declarado. Havia também adquirido duas guitarras e
alguns pedais, e era isso que pretendia declarar.

Chegando em GRU, preenchi a fichinha que te dão no avião com o valor
das guitarras. Após descer do avião e pegar a bagagem, fui para a fila
dos que desejam declarar a bagagem acompanhada.

Lá dentro não havia fila e uma ou outra pessoa fazendo o processo. O
fiscal, sempre simpático e educado, viu a declaração, pediu pra dar
uma olhada no invoice das guitarras (impresso por mim, pois havia
comprado as guitarras online). Como havia os pedais na mala, ele pediu
pra dar uma olhada e disse pra declarar o valor total de 100 USD pelos
pedais (na verdade, custavam muito mais, mas ele disse pra não
esquentar).

Aí, no fundo da sala, tem uns computadores e ele pediu para me dirigir
até ali e preencher eletronicamente um formulário que iria gerar a
DARF. Fiz isso (e inseri cada item com o devido numero de série, por
exemplo GUITARRA FENDER SN 728347), deixei as coisas ali na sala,
paguei no banco Safra que fica na área de desembarque, voltei lá,
entreguei a DARF paga, peguei meu carrinho com as coisas e fui embora.

O cara não olhou meu computador, nem ipod, nem nada. Sequer abriu os
cases das guitarras para ver o que tinha. E isso que tudo foi passado
pela máquina de raio x...

Bom, minha conclusão disso tudo é que realmente os caras estão com bom
senso. A intenção deles certamente não é atrapalhar a vida de quem
comprou coisas para uso pessoal e, nessa situação, quem é honesto vai
longe. Claro que cada caso é um caso, mas me pareceu essa a tônica por
lá.

Sem mais e abraços a todos!

Mateus

--