[Mac-BR] DiskWarrior, TechToolPRO ou OnyX?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Março 1 04:00:30 PST 2012

On Mar 1, 2012, at 8:53 AM, Patricia Martin wrote:

> Olá todos,
> Gostaria de uma dica de vocês.
>
> Antes a gente usava o Norton Utilities para manutenção preventiva e solução de problemas.
>
> Agora que você recomendam: DiskWarrior, TechToolPRO ou OnyX?
>
> Sei que os 3 são diferentes e até complementários de alguma maneira, mais para manter o meu MacBook Pro saudável qual seria o melhor. Estoy usando Leopard ainda.

Patricia,

Para manutencao preventiva recomendo o Disk Utility, do Mac OS mesmo. Em casos simples: boot com Command + S apertado e fsck -y na tela preta com letras brancas. Ou de um boot pelo DVD de instalação. No Lion você dá boot com Option e escolhe o Recovery HD, que tem o Disk Utility com interface gráfica.

Isso é mais que suficiente para ver se o seu Mac está OK, ou resolver pequenos problemas. Eu recomendo rodar primeiro o "repair disk" e depois o "repair permissions", não o contrário. E não se importe se houver mensagens do tipo "nao foi possivel reparar xxx", pois são defeitos nativos e reconhecidos pela Apple.

TechTool e OnyX, na minha opinião, interferem no funcionamento normal da máquina e se oferecem para mexer em coisas que, se mexidas, podem causar panes.

O DiskWarriro e' minha ferramenta para panes graves. Salvador de Dados em 80 a 90% dos casos. Em casos de recuperação de dados de HD's com panes de hardware tenho tido grande sucesso com o Carbon Copy Cloner, porque continua copiando mesmo se houver erros de cópia, e com Data Rescue.

Abraços,