[Mac-BR] NET Virtua 10 MB é uma piada

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Março 12 03:24:57 PDT 2012

On Mar 11, 2012, at 10:19 PM, Jack M. Sickermann wrote:

> Gente,
>
> confesso que minha capacidade mental não dá para destrinchar este “segredo”.
>
> Falo da minha conexão NET Virtua 10 MB (10 é piada).
>
> Há duas situaçãos:
>
> 1. a conexão cai diversas vezes ao dia, e o NetPhone também fica mudo. Problema de sobrecarga da rede NET imagino.
>
> 2. a conexão fica estranha,
>
> a) qualquer download (faço poucos) funciona até razoávelmente, mas

> [...]

Jack,

Apesar de não _exatamente_ assunto da lista, vamos lá.

1 - a conexão cair diversas vezes por dia em uma ligação por cable modem é bastante incomum, e não é sinal de sobrecarga — que faria o sinal ficar ruim, mas não sumir — mas de defeito físico. Cabo, etc. Eu pediria a visita de um técnico.

2 - b) um serviço de venda de conexão banda larga se baseia em comprar um tanto — digamos 1 Giga — e vender várias vezes este tanto. Digamos... 10 mega vezes 1000 = 10 Giga. Como? Garantindo (em contrato) apenas 10% da banda contratada: 1 Mega x 1000 = 1 Giga, empata. Mas, para piorar, o provedor faz duas coisas:
	2.b.1 - limita a banda na interconexão com redes com as quais troca muito tráfego — por exemplo Google. A Internet não é _uma_ rede. E' uma rede de redes, que se interconectam.
	2.b.2 - limita a banda de _protocolos_. Ex: vídeo, voz sobre o IP, etc.

O nome do procedimento é traffic shaping. O resultado é o que você percebe.

O governo tem tentado intervir de forma canhestra. Ao invés de fazer o que deveria — investir em infraestrutura de redes com dinheiro público e depois, de alguma forma, repassar para a inciativa privada explorar, e por isso os Estados Unidos tem Internet, porque em 1978 (!!!!) o então senador Al Gore (membro do Conselho de Administração ["Board"] da Apple, propôs a Information Superhighway, implementada no governo Clinton/Gore, na década de 90, há 20 e tantos anos!!! — está propondo que os provedores garantam percentis crescentes da banda contratada. Ridículo. E' como querer que o plano de saúde garanta uma coisa não coberta e não aumente o preço, outra ação exemplar (ironia!) dos nossos governos.

Se os provedores aumentarem a banda garantida sem aumentar o preço vão ter que praticar traffic shapping mais agressivo ainda.

Em tempo: o que você compra são 10 mega da sua casa até a Virtua. A demonstração feita pelos técnicos é com um servidor hospedado na própria virtua. Para "medir" (é mais complicado que isso) a sua conexão (mais ou menos) real, tente:

http://www.speakeasy.net/speedtest

http://speedtest.net/

Nest último não baixe o aplicativo MacKeeper por favor!

E, finalmente, para escalarecer porque é absurda  a proposta do governo: 2 mega com garantia de 99% custam na casa de 1,5 a 2 reais por mês.

abraço,