[Mac-BR] Macbook Air

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Maio 2 13:34:57 PDT 2012

On May 1, 2012, at 10:01 PM, Rui Silva wrote:

> Sim, mas se eu não escolher algumas aplicaçoes como por exemplo o photoshop os componentes deste programa nas Libraries e Prefereências, serão copiados ou não ?  Neste caso um grande volume de dados ocuparão muito espaço no HD desnecessariamente.

Rui,

Infelizmente o Carbon Copy Cloner não é tão "esperto" a ponto de não copiar os arquivos de /Library/Application Support/Adobe, etc.

Você tem que escolher, cuidadosamente, à mão, o que vai levar ou não. Dá trabalho, sim, mas resolve o seu problema.

> O SSD é pequeno. Será que ele armazena de alguma maneira que economiza espaço?

Não, ele usa o mesmo número de bytes que um HD convencional para armazenar um dado número de bytes. Ele não comprime nada.

> Por que estes SSD's são tão pequenos comparados aos antigos HD's que vinham nos mac, como no meu MBP, é o que me pergunto

O SSD é, em termos lógicos, para o computador, um HD. Não se comporta de forma diferente.O que muda é a tecnologia de armazenagem. Num HD são pratos magnéticos rodando, com cabeças de leitura, e no SSD são componentes eleltrônciso (sólidos). Memória flash.

Ele é "pequeno" (128 giga no seu caso ) porque o preço da tecnologia (nova) ainda é alto se comparado ao HD convencional. No caso do MacBook Air ele nem é um SSD "tradicional". Os tradicionais são memória flash (físicamente pequena) encapsulada em uma caixa que de fora parece um HD. No Air eles são uma placa de circuito impresso (daquelas verdes) com a memória flash soldada, tudo menor que um HD convencional ou um SSD convencional. É um componente que só serve no MacBook. E só pode ser trocado por um semelhante. O maior que a Apple oferece, se não me engano, são 256 Giga A Other World Computing vende até de 480 Giga, mas a peso de ouro. Na casa de US$1.000,00.  Um HD convencional, de laptop, de 1 Tera custa US$130.00, para dar uma idéia de como é caro.

É por isso que ele é pequeno. Porque é muito caro...

Mas para o sistema operacional, ele é um HD :-).

abraço,

Mario Jorge