[Mac-BR] manutenção de desempenho macbook pro

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Maio 23 12:59:02 PDT 2012

On May 23, 2012, at 2:19 PM, Mateus Alves wrote:

> Caros,
>
> Notei que gradualmente o desempenho de meu MBP (com Snow Leopard) está
> se degradando... quais seriam rotinas e softwares de manutenção
> adequados para evitar isso?

Mateus,

Por favor não caia no conto dos aplicativos que "fazem magica". O que faz a performance de _qualquer_ maquina piorar é:

- HD mais cheio. A performance cai significativemente na medida em que o HD vai se enchendo. E' do jogo. Saida? SSD. Nao e' teoria, e' pratica. Sofri isso na propria carne e já descrevi aqui.
- maquina ligada por muito tempo, muitos aplicativos abertos, com a criação de muitos swapfiles (memoria virtual). No Finder va no meu Go e escolha "Go to Folder" ou command + shift + g. escreva /var/vm na janela que vai se abrir. Aparecera o conteudo do folder /var/vm (variaveis, Virtual Memory, memoria virtual). Deve haver no minimo um arquivo sleepimage, com o tamanho da sua RAM total, um arquivo swapfile0. Depois vao surgindo outros. swapfile1, 2, etc. Com tamanhos crescentes. Os 0 e 1 tem 64 mega, e depois são 128, 256, 512 e 1giga, 1giga, 1giga..... Se voce vir varios e' isso que esta piorando a performance da sua maquina. Saida? Restart e/ou SSD.

Ah, existe a hipotese pouco provavel de HD com defeito. Mas, enfim, praticamente toda a perda de performance tem a ver com o HD. Direta ou indiretamente.

abraço,