[Mac-BR] Macbook Pro com comportamento estranho...

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Novembro 8 14:51:15 PST 2012

On Nov 6, 2012, at 4:07 PM, Francisco Pires <xicopires em gmail.com> wrote:

> Meu MB PRO 8GB de RAM / i5 com o OS X 10.8.2, está com um comportamento muito estranho.
>
> Os apps fecham do nada (Chrome / Safari), as vezes a barra de menu do finder simplesmente SOME, assim como o papel de parede e depois volta. Já reparei as permissões e o HD (direto do sistema pelo Option ao iniciar), e já fiz o reset da PRAM e nada... as vezes o problema acontece.
>
> Será que terei que reinstalar o ML de novo??? Só pra eu sentir mais saudade do Snow Leopard??
>
> Agradeço qualquer dica...

Francisco,

Voltar, para onde quer que seja sempre é mau negócio :-)

O diagnósitco começa abrindo o Console /Applications/Utilities/Console e olhando as mensagens. Veja se no meio daquele monte de letras há algo legível.

Podem ser diversas coisas:

- File System corrompido - a organização dos dados no HD se danificou, seja por acidente, seja por a máquina ter sido desligada à força.
- HD com defeito, que leva a corrupção do File System ou mesmo de arquivos do sistema.
- Sistema corrompido por um dos motivos acima.
-  Memória com defeito, que pode também corromper o sistema de arquivos (o diretório é copiado para a RAM no startup, e se a RAM está com defeito ele é copiado com erro de volta para o HD ao desligar.

Além disso fontes (ou mexer demais com elas) pode provocar este comportamento.

Enfim, olhe o log da console. Reinstalar qualquer coisa sobre um alicerce danificado apenas mantém o problema.

Ah, e tente criar um usuário administrador na sua máquina e logar como ele. Se o sintoma não aparecer o problema é nos arquivos do usuário principal

abraço,