[Mac-BR] iMac USA x iMac Brasil

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Novembro 19 11:33:16 PST 2012

On Nov 19, 2012, at 5:14 PM, Djoni <djoni em via-rs.net> wrote:

> Amigos,
> Hoje estava olhando o preço do iMac nos EUA e no Brasil, e me senti muito mal ao ver que
> se eu comprar o produto top de linha no Brasil gasto R$ 9399 e vindo o mesmo produto dos EUA com impostos pagos e entregando em minha casa aqui no Brasil o mesmo produto me custa R$ 7935.
>
> O negocio é boicotar a apple Brasil e importar isso legalmente dos EUA que é muito mais barato.
>
> Detalhe ainda posso parcelar vindo dos EUA em 3x de R$ 2939.
>
> Otima semana a todos
>
> Djoni

Djoni,

1 - Demonstre a sua conta.

Pela minha conta é assim.

iMac -27-inch: 3.2GHz - US$2.000.00
Frete - o iMac pesa (sem caixa) quase 10 quilos. O "Shipping weight" deve ser uns 12 quilos. Ele só vai ser enviável via FEDEX ou assemelhado. O frete vai sair na casa de uns US$500.00 ou mais.
supondo que mercadoria deste valor seja desembaraçável sem um declaração de importação você vai pagar:
60% de imposto de importação sobre US$2.500,00 - US$1,500.00.
E, no Rio de Janeiro, 18% de ICMS sobre a soma - Preço CIF (cost, insurance, freight) + Imposto de importação (18% de US$4,000.00) = US$720.

Ou seja; tudo correndo bem, o seu iMac vai chegar aqui por US$4720.00, que dá, mal e mal R$8.710,00. Isso numa conta bastante otimista, e você só pode parcelar uma compra nos Estados Unidos se usar meios de pagamento Norte-Americanos, o que não é o caso da grande maioria da população.

Já o iMac comprado aqui pode ser comprado em até 12 vezes, ou tem um desconto substancial à vista.

2 - não é a Apple Brasil. É o Estado Brasileiro o culpado. À Apple, como qualquer outra empresa, interessa vender. Tanto que no resto do mundo não este overprice.

abraço