[Mac-BR] Blu-ray está valendo a pena?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Outubro 3 09:10:26 PDT 2012


Alexandre,

Em uma palavra: esqueça. 

Mídias óticas são uma péssima idéias, especialmente -R. Podem sumir e você vai gastar horas e mais horas ripando os DVD's, gravando em BD (esta é a sigla para Blu-Ray [Disc]), e correr o risco de perder tudo de uma só vez.

SE é para gastar tanto (tempo e dinheiro se equivalem) compre uma solução de armazenagem de mídia em HD, de preferência com proteção contra falha como RAID 1, ou melhor (5, 6, Drobo....).

Abraço,

Mario Jorge


On Oct 3, 2012, at 10:36 AM, Alexandre <oliveiracomunicacao em gmail.com> wrote:

> Pessoal
> Assunto que já coloquei em outra lista, gostaria de dividir e pedir uma sugestão aos que precisam ter arquivados trabalhos antigos, de grandes dimensões, sem precisar acessar muito, ou sei lá, uma vez por ano.
> Meus backups destes trabalhos ocupam em torno de 2TB. Estão duplicados em 2 HDs externos (acessados raramente pelos Macs e também copiados em DVDs.
> Estava pensando em transformar estas 300 mídias DVDs em torno de 30 mídias blu-ray de 50GB cada (algumas em 25GB), desocupar um dos HDs para outras coisas em atividade, ou deixá-los apenas para os backups mais recentes que são os mais importantes, pois preciso e quero tê-los sempre à mão de forma prática. 
> Resumindo, quero ter um arquivo-morto-digital, um banco de dados de 2TB que vou precisar recorrer muito raramente. Mas quando acessado, gostaria de ter esse acesso em pouco tempo sem precisar de conexão, etc, só plugar, visualizar a pasta (ou o arquivo) e abrí-lo ou arrastá-lo.
> Os colegas que tem arquivos guardados em blu-ray têm a relatar pontos positivos ou negativos a serem evitados? Sabem se existe a forte possibilidade de depreciação da mídia pelo tempo ou se é igual aos cuidados básicos das mídias de CDs e DVDs? Quem tem usado tem valido a pena?  Dei uma breve pesquisada pela internet e estava pensando em adquirir um gravador/leitor blu-ray da LG (minha marca preferida para mídias) por uma pouco mais de R$ 300,00 e ainda posso utilizá-lo na ociosidade nas TVs, via USB.
> Já as mídias achei meio salgadas, mas acho que o investimento compense pela comodidade e economia de espaço, já que a diferença em relação a um DVD dual layer é muito pequena de marca popular.
> Alguém, dentro do mesmo perfil, pode sugerir se o caminho é esse, se as mídias blu-ray realmente valem a pena pelo espaço e benefício para os próximos 5 ou 10 anos ou se existe opções mais eficientes, ou mais baratas, ou em lançamento que não foram muito divulgadas?
> Há, tenho também um HD com bastante filmes gravados em .AVI (720p) e blueray (1080p) que gostaria de guardar tb nas mídias blu-ray. Uma mídia blue-ray dual-layer de 50 Gb cabem mais de 50 filmes .AVI em 720p, por exemplo.
> Lembro que uma gravadora blu-ray também grava e lê DVDs e CDs., se for o caso
> Abçs
> Alexandre

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20121003/f2e8d6c3/attachment-0002.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Mac-BR