[Mac-BR] Administrativa - cuidado com as "redes sociais" (era Re: Mantenha contato comigo através do LinkedIn._

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Abril 17 05:45:29 PDT 2013

Não, Marcio, isso não é engano.

Isso é fruto de um processo de ética pra lá de duvidosa, para não dizer desonesto (essa é a minha opinião) dos sites de relacionamento pessoal e profissional que ganharam o nome de "redes sociais" (rede é uma coisa ampla, o site é fechado, não é rede alguma. não se comunica com outros, exceto por estes métodos escusos).

O sujeito entra no Facebook, Linkedin, etc, e o site se oferece para "ajudar a achar os seus amigos" e pede login e senha da sua caixa postal, seu e-mail. Ele promete que não vai fazer nada de mal.

Em seguida o serviço manda estas mensagens em nome do incauto que preencheu o formulário.

O Rudimar, provavelmente, caiu neste golpe. Como o e-mali da lista estava ou no caderno de endereços ou no meio das mensagens dele, recebeu o pedido de acréscimo.

Donde, pessoal, lembrem-se da vovó e não aceitem doces de estranhos. A recomendação continua valendo. Não aceitem coisas grátis, gentiliezas, ponham cartão de crédito onde é grátis (depois para cancelar é quase impossível), etc e etc. O mundo digital (virtual, nada porque trata de coisas bem reais) é igualzinho à rua. :-)

O Google, o Facebok,  o Linkedin, e que tais não são seus amigos. São empresas que vivem e ganham valor com coleta de dados. Eu evito a doação sem contrapartida e recomendo que todos façam o mesmo.

Aturar anúncios em troca de busca é OK. Dar meu caderno de endereços só por (muito) diinheiro.

abraços,

Mario Jorge