[Mac-BR] Sobre a Apple

Christian Albanese albanese em mac.com
Segunda Novembro 4 01:24:50 PST 2013


Ok, ok...
Mas o dourado do iPhone, como diria Mussum, é "duris" de engolir :-)

Em 04/11/2013, às 07:16, Mario Jorge Passos <mj em passos.net> escreveu:

Christian,

Jobs não inventava quase nada do que a Apple fazia, a começar pelo Apple. I. Sua idéia genial, isto sim, foi vender, como produto. Um computador sem gabinete, teclado ou monitor. 

Escolhia as melhores idéias e as aprimorava, através de crítica feroz. E depois nos convencia com seu “reality distortion field” de como eram fantásticas. Para quem não sabe, logo no início do projeto Macintosh, um dos funcionários comentou com outro como enquanto Jobs estava presente ele era capaz de convencer os circunstantes de qualquer coisa, por mais absurda que fosse. Eventulamente, após sua saída, o interlocutor voltava a si e aos poucos era capaz de criticar a idéia. O outro informou que isso era o “campo de distorção da realidade” provocado pela presença de Jobs. 

E, ao mesmo tempo, era capaz de fazer “do limão uma limonada”. Apresentar “nada” como se fosse “tudo”. Era um mestre do palco. 

Um gênio, em todos os sentidos.

Considerando que a interface do iOS foi cria do Jony Ive, Jobs teria modificado, mas provavelmente aprovado. E depois nos convencido (inclusive a você) de quão maravilhosa e insubstituível ela é. :-)

abraço,

Mario Jorge


> On 30/10/2013, at 07:56, Christian Albanese <albanese em mac.com> wrote:
> 
> Excelente texto! Concordo em tudo.
> Mas entre nós, se Jobs ainda estivesse à frente da Apple, duvido que deixaria passar a revisão gráfica do ultimo iOS... e aquele iphone dourado :-)
> Abs
> C. 
> 
> 
> Em 28/10/2013, às 06:54, Mario Jorge Passos <mj em passos.net> escreveu:
> 
> Uma vez reclamaram com o genial Miles Davies por conta de uma das suas diversas reviravoltas de estilo (que, não por acaso, definiram para onde os outros músicos deveriam ir).
> 
> Resposta: “Alguém podia me dizer como eu tocava antes?”
> 
> A Apple é como o Miles Davis. Quem tem “saudades da Apple (e dos seus produtos) está querendo o Miles Davis “antigo". E, como disse o mesmo Miles. “— É como dizer para um passarinho: “Você podia fazer isso de novo?”.
> 
> A Apple (como deve ser) não vive para preservar o passado, mas definir o futuro. Todas as mudanças radicais da Apple foram saudadas com reclamações e “piche” que previam e prevêem seu fracasso. A Apple não sabe, nem quer saber, como ela tocava antes, e produz para quem _vai_ usar o Mac, não para quem já usa.
> 
> Quem usa computador deve estar pronto para turbulências na relação com software e interface de software. Computador moderno não faz o que você quer. No tempo do cartão perfurado, do terminal, vlci´_tentava_ fazer com que ele fizesse o que você queria. Com a Interface Gráfica (GUI, pronúncia “gooeye” em inglês = gúuêi) ele faz o que ele foi ensinado a fazer. Você tem que aprender a tirar partido destas limitações. Não muito diferente de um formão (que, modesta à parte eu sei usar _muito_ bem). O formão só “sabe” fazer o que ele sabe. Você tem que saber usar.
> 
> abraços,
> 
> Mario Jorge

_______________________________________________
Lista Mac-BR
Mac-BR em lists.powercity.net
Para ir aos arquivos, assinar, desassinar e modificar sua assinatura visite:
http://lists.powercity.net/listinfo.cgi/mac-br-powercity.net
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20131104/9de2bd99/attachment-0002.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Mac-BR