[Mac-BR] A VERGONHEIRA - Parte II

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Dezembro 2 11:21:22 PST 2014

Mateus,

A  receita “mobile” da Samsung — esta grande “rival” da Apple — caiu 74% no trimestre passado, ninguém lê os jornais certos e os principais jornais não publicam. Ou seja: estão mal das pernas na área de celulares.

O preço baixo é dumping, prática comercial que consiste em vender um produto com lucro baixo, nenhum lucro ou mesmo prejuízo, para tentar ocupar um mercado ou tomar parte dele dos concorrentes.

Outras empresas, como as de produtos de luxo empregam práticas semelhantes no Brasil. Um produto de luxo no Brasil custa às vezes 20 ou 30% mais caro do que fora do Brasil, o que não é viável comercialmente. Estas empresas estão deixando de ganhar dinheiro para ganhar mercado.

A Apple se sente em posição segura o suficiente para, por exemplo, manter aberta a loja no Village Mall, no Rio de Janeiro, que, também me parece, perde dinheiro. Mas não dá desconto :-)

Em tempo: não segui os seus links para verificar se trata-se exatamente do mesmo produto. Muitas vezes estes produtos “baratos” são da versão anterior, descontinuada no mercado de origem.

abraço,

Mario Jorge