[Mac-BR] Como explicar agora!

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Dezembro 11 02:35:02 PST 2014


Rudimar,

Primeiro: desde o início da Internet maiúsculas são consideradas gritos. Um sinal geralmente mal-recebido. Por favor, pare com este hábito desagradável de gritar nos nossos “ouvidos”. Reduzi o título da mensagens às proporções aceitáveis.

Mas como o “autor” do que você, ingênuo (será mesmo? acho mais que se trata de um caso simples de criador de casos), chama de “fórmulas mirabolantes” tenho que responder. 

O que você chama de “fórmula mirabolante” é o que gente educada e bem informada sabe que é como se forma o custo de um produto importado. Preço CIF + impostos + impostos + custos de importação + custo de armazenagem + custo financeiro (crescente) + quebra + a pior parte: a incerteza da política econômica. E há que sobrar para ter lucro depois de vender.

O dólar subiu consideravelmente nos últimos meses e os produtos da Apple são importados. Não sou administrador de uma empresa que comercia produtos, mas se fosse já teria aumentado o meu preço de catálogo muito. Alguém lembrou que a Samsung baixou os preços, mostrei que estão desesperados, e que também os seus (deles) produtos tem etiqueta “made in Brazil”.

Quanto aos descontos, se você soubesse se informar saberia que há duas possibilidades: revendas “desovando” estoque, em acordo com a Apple, que credita à revenda o desconto, para uma futura compra — a FNAC comprou por “x” vende com um desconto “y”. Na próxima compra da Apple ganha um desconto “z” no preço de tabela — ou produtos em fim de linha. Pode ser pior: podem estar começando a deixar de vender produtos Apple. A FNAC, faz tempo, tirou a Apple da sua página principal.

No mundo inteiro a política da Apple tem sido de sufocar as revendas e lojas. Se você tenta comprar um produto recém-lançado da Apple recebe amanhã, da FNAC recebe daqui a duas semanas. As lojas da TIM não tem iPhone. O site da Apple despacha entre 3 e 5 dias. O que parece isso? “Parceria”?

De resto, se quer se queixar da Apple que tal procurar a própria Apple em vez de reclamar conosco, que estamos interessados, claro, em comprar barato. Aí você poderia vir aqui comemorar que conseguiu que a Apple baixasse os preços porque você apresentou a eles uma fórmula simples, não mirabolante, que baixa os preços de todos os produtos em muitos por cento, aumentando as vendas várias vezes. E o Tim Cook, assim, levaria você ao posto de Country Manager ou mesmo de VP para América Latina.

abraço,

Mario Jorge

Outro fato: pouco antes da loja da Apple abrir nenhuma loja do Rio tinha adaptadores Thunderbolt x Ethernet, muito necessários. 
 
> On Dec 11, 2014, at 07:49,  Rudimar J. Serves <rudimac at terra.com.br> wrote:
> 
> Todos vcs devem ter visto, que ultimamente os preços da Apple BR vem subindo gradualmente. Mesmo eu dizendo que a política de vendas da Apple BR é uma merda, tem gente que tentou explicar isso com fórmulas mirabolantes, algo que não tem explicação convencional decente.
> 
> Mas para a minha surpresa, nessa última semana, começando pelas lojas Americanas e depois veio Submarino, FNAC, Fast SHOP e agora o SHOP TIME tbém, derrubaram os preços consideravelmente os preços dos produtos da APPLE.
> 
> Desde iPhones, iPads, iMac’s e etc.
> 
> E agora Dona APPLE BR, qual o motivo da senhora manter seus preços altos, qdo todas as demais lojas de departamentos baixaram. 
> 
> Eu só queria entender!
> 
> 
> https://macmagazine.com.br/2014/12/10/oferta-quase-toda-a-linha-de-novos-ipads-air-2-e-mini-3-em-promocao-no-shoptime/ <https://macmagazine.com.br/2014/12/10/oferta-quase-toda-a-linha-de-novos-ipads-air-2-e-mini-3-em-promocao-no-shoptime/>
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20141211/a52e341a/attachment-0001.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Mac-BR