[Mac-BR] Ponto de interrogação

Haroldo Mauro hmauro em hmauro.com
Segunda Junho 9 04:24:10 PDT 2014

Info da máquina:
Macbook Pro 7,1 - 13" Snow Leopard

Travou com a bolinha colorida hoje de manhã quando abri a tampa do mesmo.
Desliguei/liguei: apareceu a pasta com um ponto de interrogação.
Reiniciei com option: tela vazia indefinidamente.
Coloquei o disco de instalação, rodei o Disk Utility: não viu o HD
Rodei o instalador: mandou escolher um disco para a instalação mas não apareceu nenhuma opção.

Fiz uma pesquisa online e aparentemente há duas possíveis causas: HD com defeito ou cabo do HD interno avariado.
Minha pergunta é: existe alguma forma de distinguir a causa, entre essas duas possibilidades, antes que eu providencie o reparo? Ou há ainda outra causa possível?

Obrigado,
Haroldo