[Mac-BR] Time Machine, a saga!

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Março 5 07:55:18 PST 2014


On 05/03/2014, at 11:54, Dandalo Gabrielli <dandalogabrielli em terra.com.br> wrote:

> Acho apenas que não devemos ficar cegos perante a solução time capsule pronta…
> Posso pegar um airport express e liga-lo a um hd externo não?
> 
> Com um 1 tera essa solução custa 800 reais, 500 a menos que a solução time capsule.
> Nesta solução só teria uma porta ethernet, em relação a 4 da TM.
> 
> 
> Outro roteador mais barato com USB, não poderia por que ele não entender o NTFS que seria necessário para backup via Time Capsule.
> 

Dandalo,

Não importa o sistema de arquivos (FS) do HD onde se faz backup via TIme Machine. Ele deve ser compartilhado via Apple File Protocol (até em breve, pois a Apple está adotando o SMB2 como padrão). E o sistema de arquivos do compartilhamento é agnóstico em relação ao sistemas de arquivo do HD. Simplficando: o seu Mac pode oferecer compartilhamentos SMB, apesar de estar formatado em HFS+, ilegível para Windows. Em um PC ele aparece como um compartilhamento SMB.

Fora o TIme Capsule,  HD’s ligados em Airports, e Servidores OS X com a função Time Machine ligada, podem ser usados como “alvo” compartilhamentos (HD’s ou servidores) que “mentem” dizendo “eu sou uma Time Capsule”. Existe como fazer isso com um Linux, instalando netatalk, e configurando como Time Capsule, além de Dobro’s, e outros NAS’s (Network Attached Storage’s - armazenagens ligadas a rede = “disco de rede”). 

Não há cegueira. Há “the rest of us”. Você tira da caixa e está funcionando. Eu montei um Linux com “Time Machine”, para ver como funciona. Nem todo mundo pode, ou tem tempo. E um HD ligado diretamente é a solução mais simples e barata.

abraço,

Mario Jorge

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20140305/b7d4bd21/attachment-0002.htm>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Mac-BR