[Mac-BR] Local user to Domain User

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sexta Março 28 05:08:16 PDT 2014

On 28/03/2014, at 08:59, CaiOM <caiom em me.com> wrote:

> Mario, Pessoal,
>
> Qual é a forma mais facil de mover (nao copiar) os arquivos de um usuario local para um no dominio?
> exemplo:
>
> O mac tem um usuario local Joao.
> Configuro o mac e logo ele no dominio (ad) como Joao. Ao fazer isso o mac os vai criar na maquina uma user do dominio Joao.
>
> Se eu for mover os arquivos do usuario joao local o sistem só vai deixar eu copiar e nao mover certo?
>
> Nao tem um jeito de renomear só o user (seria mais facil) seria mais facil?

João,

Primeiro expliquemos ao público que nos ouve o que é um “domínio”, que é uma apropriação indébita do termo pela Microsoft, como costuma acontecer. O correto seria um usuário de Diretório (lista, em português correto). Para quem não sabe, em uma rede (geralmente) local, na tela de login o usuário do computador preenche com logins e senha que se referem a um servidor, e fica “atado” a este servidor enquanto trabalha. Isso tem a vantagem de permitir que várias pessoas trabalhem na máquina, além de, para o administrador, controlar quem pode ou não pode usar equipamentos computacionais (em geral, até o crachá da porta). Um só banco de dados tem o login e senha de todo mundo.

No Mac (e no Windows), ao logar assim (geralmente) cria-se um novo folder de usuário. Caio(usuário armazenado no servidor rede, que todo mundo chama de “na rede”, mas a rede só transmite, não armazena) versus Caio (no computador local).

Agora, respondendo ao Caio, uma solução, heterodoxa, seria dar permissões totais de leitura e escrita no home folder do usuário local

sudo chmod -R 777 /Users/<usuário loca>

Isso é técnicamente _muito_ incorreto.

Outra possibilidade seria ver se é possível fazer com que, ao logar no servidor de Active Directory (AD, vulgo “domínio”), o home folder local seja o mesmo. Como eu nunca precisei fazer isso não sei se é possível. Teóricamente é. Mas a prática é outra :-).

abraço,