[Mac-BR] compra de G5

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Maio 12 18:31:16 PDT 2014

Jaitony,

Primeiro: o OS X (o prenome “Mac” foi engavetado) Server, até a versão 10.6.8 custava US$1.000,00, para clientes ilimitados e algumas centenas de dólares para 10 ou 20 clientes. Era, na verdade, um add-on, que habilitava alguns serviços/daemons que já estavam presentes na versão cliente e acrescentava interface gráfica para administração além de aplicativos para gerenciar o Xserve, o Servidor de 1U que a Apple fabricou por algum tempo. Se você tinha uma máquina com a versão client, bastava instalar a parte Server. Era um installer que estava no DVD de instarão do Server. Havia um detalhe. Se você comprasse um mini Server, de US$800,00, levava o OS X Server, que custava mais que o mini. Eu sei porque comprei dois ;-).

Com o 10.7 o Server o Server virou um aplicativo (que faz a mesma coisa que o antigo “Server” que é acrescentar interface gráfica para os serviços embutidos, e passou a custar US$30.00 (e o 10.7 client, $20). Só que no 10.7 alguns serviços foram retirados do OS ele mesmo. E voltaram aos poucos no 10.8 e no 10.9.

Se por cache de rede você quer dizer cache de sites web, estando ele entre a rede local e a Internet, tenho dúvidas se faz, sem acréscimos.

Como o Mac OS é um Free BSD, há muitos “ports” para ele, o que te dá bastante elasticidade.

Agora, um G5 é uma máquina de uma arquitetura descontinuada — PowerPC —, e tem sólida reputação de quebrar. Apesar disso eu tive um rodando durante muito tempo como uma máquina que eu podia acessar da rua para testes, etc. E não morreu. Dei de presente.

abraço,

Mario Jorge