[Mac-BR] Problema com roteamento

Gustavo Kasprzak gkasprza em gmail.com
Domingo Maio 25 09:13:45 PDT 2014

Olá pessoal. Boa tarde!

Tenho uma solução caseira de segurança utilizando um conjunto de cameras
IP. Resumidamente, as cameras conectam-se na minha rede wi-fi e são
acessíveis via internet através do uso de um DDNS (e o port forwarding
adequado) e um aplicativo que uso no meu iPhone. Recentemente fui obrigado
a trocar de aplicativo: sai do Foscam Pro e fui para o Live Cams Pro, por
causa do suporte a cameras H264.

Desde então um pequeno detalhe tem me causado transtornos: o Foscam Pro
permitia-me o preenchimento de 2 endereços por camera, sendo um o interno
(do tipo 192.168.1.101:1234) e o outro externo (xxxxx.no-ip.org:1234); o
Live Cams Pro simplifica isso e só permite um endereço. Configurei as
cameras com a URL externa contando que dentro de casa elas funcionariam,
pois na pior das hipóteses iriam "fazer um caminho mais longo" para
resolver o endereço e chegariam ao IP local.

O problema é que isso não está acontecendo. Acesso externo OK. Acesso
interno da rede, recebo uma mensagem de "servidor não encontrado". Usei o
traceroute para tentar entender o que estava acontecendo:

1 - Quando acesso qualquer outra URL no no-ip: vejo que o request trafega
pelo gateway, pelos servidores do ISP, pelo no-ip, até ser resolvido. Sem
problemas.

2 - Quando acesso meu próprio endereço no no-ip (o xxxxx.no-ip.org:1234): a
resolução é imediata, sem nem mesmo  chegar no gateway e, onde considero o
problema, a resposta é com o IP externo! Algo do tipo 186.209.XX.XX. Minha
rede interna não entende esse IP mesmo.

Minha dúvida é por que isso está acontendo? Seria algum tipo de cache?
Alguma tabela de roteamento querendo ser eficiente e me dando a resposta
errada? Indo além, teria como evitar isso e forçar a resolução do endereço
na subrede correta?

Uso um internet via radio, com um modem/roteador dentro de casa, onde plugo
meu Time Capsule, configurado no modo bridge, que faz a distribuição para a
rede interna.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Obrigado

Gustavo