[Mac-BR] A VERGONHA!

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sábado Novembro 15 00:45:17 PST 2014

Meus pitacos sobre o que foi manifestado:

1 - “revolução” (tanto faz o lado, à direita ou à esquerda) a história já mostrou que não dá certo. O sistema pode até parecer mudar, mas continua existindo, como diz um amigo meu, o mesmo velho ser humano. Privilégios, arbitrariedade, tudo é o mesmo. Quem eventualmente incita e apóia pode acabar sendo perseguido, pois ajudou a legitimar a ilegitimidade. Entende-se que alguém o proponha apenas como manifestação de indignação, revolta e impossibilidade de agir contra um sistema extremamente injusto como o nosso.

2 - nós, no Brasil, não vivemos em uma democracia, no sentido real que a palavra tem. Essa é não é a minha opinião, mas de cientistas políticos brasileiros. O próprio texto do Evandro mostra como não há representação do povo, mas de interesses de grandes empresas (que eventualmente financiam os dois lados, dinheiro não tem ideologia). Esta semana que passou estive em Berlim e Londres. Um dos sinais de uma democracia é você entrar em qualquer lugar vestido de qualquer jeito, sendo de qualquer etnia, falando qualquer língua e ser tratado com igualdade. Paga-se (recolhe-se de fato) muito mais impostos nestes países do que no Brasil. Mas sonega-se tão menos, e produz-se tão mais com tão mais eficiência que os preços podem ser menores. Em todo mundo há o semi-escravo asiático ajudando a manter o preço do luxo baixo, até o dia em que a China decidir mudar o câmbio. Mas fora isso, o investimento público em infra-estrutura é imenso. E racional. Há trens para todo o lado, metrô nem se fala. No Brasil a malha de passageiros foi praticamente extinta (crianças, eu já viajei de trem para Belo Horizonte, Petrópolis — de maria fumaça — e São Paulo). O que tem sido proposto? Fazer um trem-bala Rio-Campinas, que já custou alguns bilhões sem que se tenha movido uma só pá de terra.

3 - assisti a Filarmônica de Berlim tocar a Nona de Beethoven no dia da comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim. Primeiro, a data me fez lembrar de que houve um dia um país (países) em que as pessoas não podiam sair sem autorização do Estado, e eram coagidas (como em Cuba até outro dia, com ajuda do nosso governo, inclusive) a voltar e que eventualmente morriam tentando. Em Berlim você sente isso presencialmente. Não dá para aceitar nenhum estado totalitário. Segundo, ao ouvir a orquestra, e vendo a sala de concerto, vi quantos anos de trabalho e de mudança de atitude, no sentido de que fazer bem-feito é o mínimo aceitável, em vez de “assim tá bom”, que precisamos.

De resto, voltemos ao Mac.

Abraços,

mj