[Mac-BR] Perguntas e Respostas sobre o iPhone 6

Caio M caiom em me.com
Segunda Setembro 15 06:07:14 PDT 2014


On 13/09/2014, at 12:43, Mario Jorge Passos <mj em passos.net> wrote:

> Caio,
> 
> Este é um ponto pouco prático e, me parece, belicoso pelo prazer de criar caso, não de resolver a questão. Você quer dizer: compre um telefone que a Apple não quer dar garantia para, se for preciso, ter que entrar com um processo, só para fazer valer o seu direito? 
> 
> Acho mais prático ou comprar o modelo a ser comercializado no Brasil, assim que se possa ter certeza, mas que deve ser o comercializado na Europa, ou esperar ser vendido aqui.
Ninguém compra iPhone, Apple ou outras marcas la fora para valer do seu direito, mas para economizar dinheiro e não pouco. Assim como eu existem milhões de outras pessoas de classe media que teriam condições de comprar um iPhone aqui mas podendo comprar fora ou pedindo para um amigo trazer qual o problema de se economizar algumas centenas de dólares? Aliás é até outra forma de se chamar a tentado do Estado para que diminuem os impostos e para diminuir a evasão de dinheiro.
Não ha nada de ilegal nem de imoral 


> O processo eficiente e correto seria o Estado agir de uma só vez, legislando para _todas_ as empresas sigam este padrão. Aí, vemos, o problema não são as multinacionais, mas o Estado brasileiro, ineficiente, confuso, arcaico, estático, faz-de-conta… As multinacionais se aproveitam desse estado, mas também sofrem.
Perfeito! concordo com voce nisso 100%. Mas temos que viver com as regras atuais.


> Porque o iPhone ou um Mac poderia custar mais barato não fosse o custo Brasil. Acrescente aí os roubos de equipamento. O da Samsung saiu no jornal. Vão me convencer que também não roubam iPhones e Macs?
Logico que roubam aqui tambem, roubam na China, na Europa e EUA porque nao aqui? Mas todas são seguradas e no caso da Samsung o preju não foi tao alto pois a seguradora pagou. Mas estamos falando de garatia!


> Outro dia vi o gerente da loja da HP, no balcão onde estava escrito “serviços”, ou coisa assim, mandar o sujeito levar a impressora embora e ligar para 0800. Em seguida, informou a um casal que até 7 dias depois ca compra é com o lojista, depois disso, com o fabricante. Ora, a loja é da HP. Quem não tem competência, não se estabelece. Duvido que em uma loja própria da HP, nos Estados Unidos, alguém ousasse dizer essas asneiras. Iam tomar processo e não de ser só chamado de “chato, feio e bobo”, ou “ai, ai, ai, não faça mais isso!", mas ter que pagar uma boa grana.
> 
> De resto é brincar de David e Golias. E ganhar do Golias é perder. Porque vão ser meses sem o aparelho — custo alto, não reembolsado —. Se o autor ganhar. Porque não existe garantia de, por estar correto, alguém ganhe uma causa.
> Aliás, estamos em época de eleições. É nessa hora que se toma, mesmo, providências.
Discordo totalmente Mario, ser ganhar de Golias é perder então vamos deixar as empresas fazerem o que quiser, nem precisaríamos de leis ou Código de Defesa do Consumidor vamos viver a anarquia. Concordo com vc que é ruim ficar sem o bem comprado ainda mais um telefone sem contar o tempo de deslocamento e perdido com o processo. 
Porem vale a pena, é um processo vara especial que nem precisa de advogado e como falei praticamente todos os juízes estao dando ganho de causo para o consumidor.

Processos tem um custo extremamente mais alto para Apple, e para uma empresa como Apple não pega nada bem ter muitos processos, reclamações do Procon e em sites como reclame aqui. Isso faz com que ela mudo sua postura e atitudes em relação ao consumidor.
Alguns anos atras a Apple se negava a fazer o reparo ou troca no iphone jogando a batata quente na mão das operadoras. Foram muitas reclamações e processos inclusive do procon de vários estados e hj essa história esta diferente.

Outra chata da Apple é quando se recusa a trocar uma peça de um aparelho (bateria por ex) forçando o consumidor a comprar um aparelho novo por um preço menor. 
sendo que a troca da peça seria muito mais barato.
Isso é ridículo! Imagine vc comprar um carro que depois de alguns dias a bateria quebre e ao chegar na concessionaria fala para vc comprar outro pois não vendem a peça.
Isso sim é ilegal, talvez não nos EUA mas aqui no Brasil é, e por isso que a Apple tem perdido quase todos os processos.



> Mas, voltemos ao Mac, Apple, iPhone, assuntos dessa lista.
> abraço,
> 
> Mario Jorge

Acho que estamos dentro do tema da lista, estamos falando de Apple e Iphone mas precisamente de garantia destes produtos da Apple Brasil.
Mas se quiser trancar o topico é so falar.


> 
> 
> On 13/09/2014, at 11:53, Caio M <caiom em me.com> wrote:
> 
>> Exemplo de ação judicial que a apple perdeu.  Iphone 5S comprado no exterior. 
>> Vale lembrar que Juizado Especial Cível - JEC não precisa é preciso nem de advogado. 
>> 
>> Caio
>> 
>> http://www.scribd.com/doc/216000244/Sentenca-Apple-Brasil
>> 
>> "DIANTE DO EXPOSTO, entendo pela PROCEDÊNCIA do pedido formulado por Gustavo Jaccottet Freitas, a fim de DETERMINAR que a requerida Apple disponibilize a garantia contratual ao aparelho celular Iphone 5s, A1533, número F2LLF893FFDP, adquirido pelo autor, em caso de vícios, no prazo concedido a modelo semelhante comercializado no Brasil, sob pena de multa diária de R$100,00, limitada a trinta dias."
>> ( TJRS - Pelotas - JEC - 9000110-61.2013.8.21.0022)"
>> 
>> 
>> On 12/09/2014, at 13:59, Caio M <caiom em me.com> wrote:
>> 
>>> Junior,
>>> 
>>> A Apple Brasil só vende iPhone homologado pela Anatel, e “teoricamente" ela só da garantia para iPhones comprados aqui.
>>> 
>>> Na Pratica a Apple e outras empresas se esquivam e o povo brasileiro que não gosta muito de lembrar seus direitos e o governo que não gosta de proteger 
>>> seus cidadãos deixam por isso mesmo.
>>> 
>>> Qualquer produto de qualquer empresa global comprado fora do Brasil tem as mesmas garantias de um produto comprado aqui no Brasil.
>>> Faça valer seus direitos. Todos os juízes de todas as instancias darão ganho de causa para o consumidor.
>>> 
>>> 
>>> Sites como blogdoiphone e macmagazine fazem um "desserviço" ao povo brasileiro e a comunidade Mac nessa questão.
>>> Eles estão Sempre divulgado o que a Apple fala que da garantia, repetem como macacos amestrados como se a Apple fosse um Deus.
>>> A Apple pode falar o que quiser, que não da garantia nenhuma blá blá blá. Ela tem personalidade jurídica, registro, sócios, contrato social etc. no Brasil 
>>> por tanto ela responde pelas leis brasileiras.
>>> 
>>> Abraços
>>> 
>>> Caio
>>> 
>>> http://oglobo.globo.com/economia/produtos-de-marcas-globais-devem-ter-garantia-mundial-7861930
>>> 
>>> https://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=3354
>>> O produto adquirido fora do Brasil apresentou vício (defeito). O fabricante é obrigado a consertá-lo?
>>> O fabricante do produto deverá consertá-lo, desde que a marca seja mundialmente conhecida, já que o fornecedor nacional beneficia-se da marca, valendo-se da maciça publicidade e credibilidade.
>>> 
>>> O fornecedor brasileiro, que representa a marca internacional, deverá reparar o produto adquirido no exterior, mesmo sem a garantia mundial, no prazo máximo de trinta dias corridos, contados a partir da data da reclamação.
>>> 
>>> Decorridos os trinta dias, caso não seja possível o conserto, deverá ser observado o parágrafo 1º do artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que dispõe:
>>> 
>>> "Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
>>> 
>>> I -  a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
>>> 
>>> II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
>>> 
>>> III - o abatimento proporcional no preço".
>>> 
>>> 
>>> 
>>> On 11/09/2014, at 16:23,  Junior <junior em usp.br> wrote:
>>> 
>>>> Ok Helvecio mas tenho que pedir unblocked da AT&T e não da T-Mobile para ter mais garantia da homologação da Anatel ?
>>>> 
>>>> 
>>>> --------------------------
>>>> Edmond Haddad Junior
>>>> Analista de Sistemas
>>>> FOUSP
>>>> (11) 3091-7409
>>>> --------------------------
>>>> 
>>>> Em 11 de setembro de 2014 15:56, Helvecio Mafra <hsamafra em fastmail.fm> escreveu:
>>>> Provavelmente você encontrará, mas tem que comprar na Apple Store, e não na loja da AT&T!
>>>> 
>>>> Um abraço,
>>>> Helvécio
>>>> --
>>>> helvécio mafra - especialista em geoprocessamento
>>>> hsamafra em fasmail.fm | Telefone: +55(61)9975-0220
>>>> 
>>>> 
>>>> On Thu, Sep 11, 2014, at 02:05 PM,  Junior wrote:
>>>>> Mas eu encontrarei unblocked da At&T ? Estarei indo no final de Outubro
>>>>> Jr
>>>>> 
>>>>> 
>>>>> --------------------------
>>>>> Edmond Haddad Junior
>>>>> Analista de Sistemas
>>>>> FOUSP
>>>>> (11) 3091-7409
>>>>> --------------------------
>>>>> 
>>>>> Em 11 de setembro de 2014 14:02, " Rudimar J. Serves" <rudimac em terra.com.br> escreveu:
>>>>> Perguntas e Respostas sobre o iPhone 6
>>>>> 
>>>>> http://blogdoiphone.com/2014/09/perguntas-respostas-iphone6/
>>>>> 
>>>>> Qual país poderei comprar o iPhone para que ele seja compatível com o 4G brasileiro?
>>>>> 
>>>>> O iPhone 6 recebeu uma mudança muito legal para todos nós: ele agora é compatível com muito mais frequências 4G no mesmo aparelho. Isto significa que é possível comprá-lo em outro país e mesmo assim ele conseguirá captar a rede 4G no Brasil. Ainda não há um “suporte universal“, por isso existem dois modelos diferentes para o iPhone (um “americano” e outro “europeu”). Mas a boa notícia é que qualquer dos modelos que você comprar, será compatível com nosso 4G, tanto nos EUA como na Ásia ou Europa.
>>>>> 
>>>>> Quais países poderei comprar para que a garantia valha no Brasil?
>>>>> 
>>>>> Isto dependerá de qual modelo a Anatel irá aprovar, o que ainda ninguém sabe. Por tradição, a Apple costuma enviar para a homologação o mesmo modelo da AT&T americana (no caso atual, o A1549 e o A1522). No ano passado foi diferente, porque o modelo da AT&T não era compatível com nosso 4G, mas este ano é. Porém, isso é apenas uma tendência, só saberemos a resposta certa depois que a Anatel homologar o aparelho no nosso país, coisa que deve acontecer até o final do mês.
>>>>> 
>>>>> Nos Estados Unidos será possível encontrar os dois modelos, por isso, fique atento:
>>>>> 
>>>>> iPhone 6 – A1549
>>>>> iPhone 6 Plus – A1522
>>>>> - AT&T, T-Mobile, Verizon (e outras menores)
>>>>> 
>>>>> iPhone 6 – A1586
>>>>> iPhone 6 Plus – A1524
>>>>> - Sprint (e outras menores)
>>>>> 
>>>>> Na Europa, Austrália e Ásia, o modelo vendido será este último, em vermelho.
>>>>> 
>>>>> <unknown_2.gif>
>>>>> 
>>>>> 
>>>>>  Rudimar J. Serves
>>>>> rudimac em terra.com.br
>>>>> 
>>>>> 



Mais detalhes sobre a lista de discussão Mac-BR