[Mac-BR] Backup de HD externo

Daise R. P. Carpes daiseribeiro em gmail.com
Sexta Agosto 21 04:01:12 PDT 2015

Colegas,

Estou com um MacBook Pro 2015, SSD 128 GB e um iMac 2008 com um SSD de 120
GB que substituiu o antigo HD. O espaço interno dos dois computadores será
utilizado apenas para instalação do sistema, aplicativos e Dropbox (minha
conta tem pouco mais de 20 GB). Todos os demais arquivos serão salvos em um
HD externo (1 TB), que poderei usar com as duas máquinas. Minha pergunta é:
como fazer backup de rotina desse HD externo? Eu tenho um outro HD externo
(também de 1 TB), com backups do antigo HD do iMac e de um antigo MacBook,
que também tinha HD - backups que foram feitos com o lindo Time Machine.

O que eu gostaria de fazer agora: pegar o que interessa desses backups
antigos e deixá-los como arquivos em um dos HDs externos, que vai ser
aquele HD que vai andar comigo e guardar meus arquivos, a memória dos
computadores. Esse antigo HD com backups feitos pelo Time Machine seria
então formatado, e eu gostaria de usá-lo como backup das duas máquinas & do
HD externo, pois não posso deixar tudo o que tenho em apenas um HD externo.
Preciso ter isso em backup. Só que eu não sei ainda como isso pode ser
feito. Meu sonho era poder usar o Time Machine de alguma forma, porque é
maravilhoso só espetar o HD no computador e o software fazer tudo sozinho e
tão direitinho. Mas acho que usar o Time Machine para backup de HD externo
seria desejar demais, né?

Faz um tempo eu me lembro de ter lido uma troca de e-mails aqui sobre algum
assunto parecido com esse, mas nas minhas buscas não consegui encontrar
essas mensagens.

Alguma dica pra mim, pessoal?

Muito obrigada,

Daise.