[Mac-BR] Backup de HD externo

Daise R. P. Carpes daiseribeiro at gmail.com
Fri Aug 21 07:48:50 PDT 2015

Caio, Gian e Mario Jorge, obrigada pelas dicas

Fiquei muito feliz em saber que será possível continuar usando o Time
Machine. Eu fiz muita busca na internet antes de perguntar aqui, mas os
resultados não tinham nada a ver com o que eu buscava, pois geralmente eram
recomendados links que ensinavam a fazer o backup do HD por meio do Time
Machine, mas não o que eu queria (backup do HD externo).

Carlindo, o Time Machine diz que "backups mais antigos serão apagados
quando o disco ficar cheio". Dá uma olhada no print de tela que estou
enviando.

Mario Jorge, agradeço também a dica para manter um HD interno. No novo
MacBook isso não é possível, pois ele não vem com drive ótico que eu possa
substituir. No iMac eu tentei fazer isso. Acabei de trazer dos EUA o SSD e
novas memórias RAM pra ele, aliás, ele está na assistência ainda para essa
atualização. O plano foi justamente este: instalar o SSD no lugar do drive
ótico, mantendo o HD antigo. Só que houve problema. O técnico que fez o
serviço pra mim disse que ao fazer o boot o computador travava. Ele
demorava muito para iniciar, e quando ligava, dava uma mensagem de erro do
Finder (Finder encerrou inesperadamente). Nada mais acontecia e era preciso
forçar desligar o iMac no botão atrás. Isso acontecia quando o computador
era ligado depois de um tempo sem uso. Quando ele "aquecia", após algumas
tentativas dessas, aí funcionava. Ele testou por vários dias, trocou o
adaptador do SSD por outro modelo e o problema continuou. Então ele
instalou o SSD no lugar do HD e fez uns testes: o problema sumiu e o boot
ficou até mais rápido. Sendo assim, eu não tive escolha, precisei deixar o
SSD no lugar do HD. Alguma outra sugestão para eu não concentrar meus
arquivos (especialmente as fotos da vida toda) apenas em HDs externos,
mesmo que eu mais de um?

O meu antigo MBP era um de 15", mid 2010, com aquele reconhecido problema
da placa de vídeo dedicada. Até o ano passado esse modelo fazia parte do
recall da Apple, mas agora eles só incluem no recall os MBPs a partir de
2011. A autorizada me diz que eu tenho que pagar R$ 2.200,00 para trocar a
placa lógica. Estou pensando a respeito, pois é uma baita máquina. Levei o
computador pra Apple dos EUA dar uma olhada, e eles iriam trocar placa
lógica, monitor e mais um terceiro item que não me lembro agora por no
máximo US$ 310.00 (se o recall cobrisse alguma coisa o valor seria menor,
mas eles avaliariam isso em Cupertino). Estava tudo bonitinho, cadastro
feito, um endereço de uma amiga nos EUA que receberia o MBP pra mim e o
enviaria ao Brasil, pois eu não ficaria nos EUA a tempo de pegá-lo na loja,
e o processo teve que ser encerrado por motivos de: não aceitaram meu
cartão internacional, para futura cobrança. Tinha que ser cartão americano,
com endereço de cobrança americano. Não aceitavam em *cash* porque o valor
poderia ser menor, então tive que trazer meu velho MBP de volta sem
solução. Foi por não conseguir resolver isso que eu tive que comprar um
portátil novo. Bom, acabei fugindo do tema, mas talvez a minha experiência
sirva pra alguém que tenha a chance de viajar e ser atendido pela Apple
Store nos EUA. Eles realmente se esforçam para tentar resolver o problema
do cliente, até esbarrar em alguma regra da empresa, como essa questão do
cartão de crédito. Comecei a falar desse computador porque a ideia era
colocar mais memória e um SSD nele também, mas como eu não sei se ele vai
ser recuperado ainda, acabei nem trazendo as peças da viagem.

Pessoal, muito obrigada pelas dicas de vocês, mais uma vez.

Um abraço.