[Mac-BR] 4GB de memoir: atualizar ou nao? (era "mail Snow" versus "mail Yosemite")

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sun Jun 14 12:33:38 PDT 2015

Patricia e Carlos,

Permitam-me discordar, ainda que parcialmente.

1 - a Apple dá suporte oficial para 3 OS’s. O atual e os últimos 2. Estamos no OS X versão 10, mas a meses da versão 11, El Capitan. Donde, manter-se no 10.8.5 não é, exatamente, uma boa idéia.

2 - é altamente recomendável ter todo o seu software na última versão (em se tratando de Mac, bom notar, em Windows isso era muito arriscado, parece que melhorou). Ficar no 10.8.5 é se arriscar a ter algo parando de funcionar ou não ter acesso a novos recursos. O iPhoto já morreu. Nasceu o Photos. E ele “fala” com os serviços de fotos da Apple. Perde-se funcionalidades.

3 - o “parcialmente”: Quando o MacBook Pro de 2011 foi lançado o máximo de memória disponível para ele eram 8 Giga (o máximo oficial da Apple que fica congelado, independentemente de haver novidades posteriores). 16 Giga custavam mais que 50% do preço do MacBook. Um ano depois 16 Giga custavam US$100 e poucos. Hoje, talvez um pouco mais. Notem que falo com conhecimento de causa: eu tinha um, comprado com 8 Giga de RAM. Como sou heavy user, quando pude comprei 16 giga. Mas rápido mesmo ele só ficou quando comprei o kit da MacSales de HD SSD + suporte para por o HD original na baia do CD/DVD. Tenho uma tese de que desde o Lion o OS X vem sendo escrito ou otimizado para máquinas com SSD. O tamanho dos swap files (arquivos de memória virtual) mostra isso. Antes começavam em tímidos 64 Mega e iam aumentando. 128, 256, 512, 1Giga.... Há tempo já começam em 1 Giga

Nota: muitos desses Macs (o meu incluído) tiveram pane da placa de vídeo (na verdade processador de vídeo, já que está soldado na placa lógica), mas só em fevereiro desse ano a Apple fez o recall, e o meu MacBook vive muito bem, obrigado.

abraços,

Mario Jorge